Kahoot! no Ensino Superior: razões para a gamificação das aulas por meio de uma ferramenta digital de quizzes

Autores

  • Aline Espig Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.101345

Palavras-chave:

Kahoot!, Difusão tecnológica, gamificação

Resumo

Áreas tradicionais de ensino são percebidas como monótonas e pouco práticas. A utilização da gamificação tende a tornar o ensino ativo e reduzir o distanciamento entre alunos e professores. O objetivo deste estudo foi responder quais são as características percebidas pelos professores usuários do Kahoot! que contribuem para a sua adoção como apoio ao ensino em administração e contabilidade. A teoria utilizada nesta análise foi a da Difusão Tecnológica, que aponta a existência de características e atributos que afetam sua adoção. A pesquisa foi aplicada a professores do estado de Santa Catarina - Brasil. O retorno foi de 30 professores usuários do Kahoot!. Os dados foram analisados através de regressão linear múltipla. Os resultados apresentam que entre “vantagem relativa”, “compatibilidade”, “experimentação”, “facilidade de uso”, “imagem”, “uso voluntário”, “visibilidade” e “demonstração de resultado”, somente, a característica facilidade de uso foi considerada fator de influência para a adoção ao uso do Kahoot!.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGARWAL, Ritu; PRASAD, Jayesh. A field study of the adoption of software process innovations by information systems professionals. IEEE Transactions on Engineering Management, v. 47, n. 3, p. 295-308, 2000.

ANTUNES, Jeferson; DO NASCIMENTO, Verônica Salgueiro; DE QUEIROZ, Zuleide Fernandes. Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa. Informática na educação: teoria & prática, v. 22, n. 1, 2019.

APOSTOLOU, Barbara; DORMINEY, Jack W.; HASSELL, John M.; REBELE, James E. Accounting education literature review (2015). Journal of Accounting Education v. 35, p. 20–55, 2016. DOI: 10.1016/j.jaccedu.2016.03.002.

ARETIO, Lorenzo García. Necesidad de una educación digital en un mundo digital. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 22, n. 2, 2019.

BORNAL, Eloisa Maistro et al. Contábil Quiz: Satisfação dos Estudantes de Ciências Contábeis Com o Uso de App no Processo de Ensino-Aprendizagem. Pensar Contábil, v. 21, n. 74, 2019.

CABERO ALMENARA, Julio; FERNÁNDEZ ROBLES, Bárbara. Las tecnologías digitales emergentes entran en la Universidad: RA y RV. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 21 (2), 119-138., 2018.

DA CUNHA, Paulo Roberto et al. Oportunidades de melhoria na disciplina de Contabilidade Introdutória com a utilização do modelo Kano e da matriz de importância versus desempenho. Contextus–Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 11, n. 2, 2013.

DABBAGH, Nada; FAKE, Helen; ZHANG, Zhicheng. Student Perspectives of Technology use for Learning in Higher Education. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distância, v. 22, n. 1, p. 127-152, 2019.

DAVIS, Fred D.; BAGOZZI, Richard P.; WARSHAW, Paul R. User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management science, v. 35, n. 8, p. 982-1003, 1989.

DAVIS, Frederick Barton. Educational measurements and their interpretation. Wadsworth Publishing Company, 1964.

DE OLIVEIRA NETO, José Dutra; DE SOUSA GOMES, Gilvania; TITTON, Luiz Antônio. Using technology driven flipped class to promote active learning in accounting. Revista Universo Contábil, v. 13, n. 1, p. 49-64, 2017.

DE VARGAS, Sandra Belloli; SCHERER, Adriana Paula Zamin; GARCIA, Letícia Silva. As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 3885-3905, 2020.

DELLOS, Ryan. Kahoot! A digital game resource for learning. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 12, n. 4, p. 49-52, 2015.

FÁVERO, Luiz Paulo Lopes et al. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. 2009.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA – FIESC. Atividade econômica de SC cresce 2,54% em 2019. Disponível em: < https://fiesc.com.br/pt-br/imprensa/atividade-economica-de-sc-cresce-254-em-2019>. Acesso em: 29/02/2019.

FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS-2. Bookman Editora, 2009.

GÓMEZ, Jennifer L.; MONROY, Liliana D. Gamification In Accounting Distance Education. Economy & Business Journal, v. 12, n. 1, p. 208-215, 2018.

GUARDIA, Juan José et al. Innovation in the teaching-learning process: the case of Kahoot! On the Horizon, 2019.

GUNTER, Glenda A.; BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis. Connecting, swiping, and integrating mobile apps affordances and innovation adoption in teacher education and practice. Educação em Revista, v. 34, 2018.

HAIR, Joseph et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Bookman Companhia Ed, 2005.

HAMARI, J.; KOIVISTO, J.; Y SARSA, H. Does Gamification Work? A Literature Review of Empirical Studies on Gamification (3025–3034). In: 47th Hawaii International Conference on System Sciences, IEEE. Hawaii, USA. 2014.

HIGGINS, Christopher A.; COMPEAU, Deborah R.; MEISTER, Darren B. From prediction to explanation: reconceptualizing and extending the perceived characteristics of innovating. Journal of the Association for Information Systems, v. 8, n. 8, p. 26, 2007.

HOERUP, Sharon Lynn. Diffusion of an innovation: Computer technology integration and the role of collaboration. 2001. Tese de Doutorado. Virginia Tech.

IGBARIA, Magid; GUIMARAES, Tor; DAVIS, Gordon B. Testing the determinants of microcomputer usage via a structural equation model. Journal of management information systems, v. 11, n. 4, p. 87-114, 1995.

KEBRITCHI, Mansureh. Factors affecting teachers' adoption of educational computer games: A case study. British Journal of Educational Technology, v. 41, n. 2, p. 256-270, 2010.

LEAL, E. Fatores determinantes do uso de inovação tecnológica na educação à distância: um estudo com docentes dos cursos na área de negócios. 2012, 141 f. 2012. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Administração) –Escola de Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. São Paulo.

LEWIS, William; AGARWAL, Ritu; SAMBAMURTHY, Vallabh. Sources of influence on beliefs about information technology use: An empirical study of knowledge workers. MIS quarterly, p. 657-678, 2003.

LOPES, Ana Paula et al. Gamification in education and active methodologies at higher education. 2019. In: Proceedings of EDULEARN19 Conference, 11th, 2019, Palma – Spain. Anais […] Palma: IATED, 2019. DOI: 10.21125/edulearn.2019.0480

MALONE, Thomas W. Toward a theory of intrinsically motivating instruction. Cognitive science, v. 5, n. 4, p. 333-369, 1981.

MAROCO, João. Análise Estatística com o SPSS Statistics.: 7ª edição. Report Number, Lda, 2018.

MAROCO, João; GARCIA-MARQUES, Teresa. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas?. Laboratório de psicologia, p. 65-90, 2006.

MOORE, Gary C.; BENBASAT, Izak. Development of an instrument to measure the perceptions of adopting an information technology innovation. Information systems research, v. 2, n. 3, p. 192-222, 1991.

NASU, Vitor Hideo; AFONSO, Luís Eduardo. Professor, Posso Usar o Celular? Um Estudo sobre a Utilização do Sistema de Resposta do Estudante (SRE) no Processo Educativo de Alunos de Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 12, n. 2, 2018.

NASU, Vitor Hideo; NOGUEIRA, Daniel Ramos. Celulares a postos? Estudo sobre a percepção de alunos de ciências contábeis acerca do sistema de resposta de audiência (SRA). Enfoque: Reflexão Contábil, v. 39, n. 1, p. 01-19, 2020.

NUNNALLY, Jum C. Psychometric Theory: 2d Ed. McGraw-Hill, 1978.

PEREZ, Gilberto et al. Tecnologia de informação para apoio ao ensino superior: o uso da ferramenta Moodle por professores de ciências contábeis. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 6, n. 16, p. 143-164, 2012.

ROGERS, Everett M. Diffusion of innovation. 3 ed. New York: The Free Press, 1983.

SAHIN, Ismail. Detailed review of Rogers' diffusion of innovations theory and educational technology-related studies based on Rogers' theory. Turkish Online Journal of Educational Technology-TOJET, v. 5, n. 2, p. 14-23, 2006.

SILVA, Rui Jorge Rodrigues da; RODRIGUES, Ricardo Gouveia; LEAL, Carmem Teresa Pereira. Gamification in Management Education: A Systematic Literature Review. BAR-Brazilian Administration Review, v. 16, n. 2, 2019.

SWEETSER, Penelope; WYETH, Peta. GameFlow: a model for evaluating player enjoyment in games. Computers in Entertainment (CIE), v. 3, n. 3, p. 3-3, 2005.

TOLOMEI, Bianca Vargas. A gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação. EAD em foco, v. 7, n. 2, 2017.

VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, n. 4, p. 79-97, 2014.

VENKATESH, Viswanath et al. User acceptance of information technology: Toward a unified view. MIS quarterly, p. 425-478, 2003.

VENKATESH, Viswanath; DAVIS, Fred D. A theoretical extension of the technology acceptance model: Four longitudinal field studies. Management science, v. 46, n. 2, p. 186-204, 2000.

VICK, I. (2019). Training professionals from three countries share their Kahoot!’ing experience (Vol. 2019). https://kahoot.com/blog/2019/09/10/top-training-tips-kahoot-around-world/: Kahoot!

WANG, Alf Inge; TAHIR, Rabail. The effect of using Kahoot! for learning–A literature review. Computers & Education, v. 149, p. 103818, 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-22

Como Citar

ESPIG, A.; CARVALHO DE SOUZA DOMINGUES, M. J. Kahoot! no Ensino Superior: razões para a gamificação das aulas por meio de uma ferramenta digital de quizzes. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 2 Mai/Ago, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.101345. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/101345. Acesso em: 28 mar. 2024.