Mapeamento da produção científica internacional sobre Valores Humanos Básicos

Evangelina da Silva Sousa, Raimundo Eduardo Silveira Fontenele

Resumo


A publicação de documentos científicos representa o corpo de conhecimento produzido por pesquisadores especializados em determinada área do saber, bem como uma ferramenta de avaliação por meio de estudos bibliométricos que fornecem o mapeamento da produção científica nos contextos nacional e internacional. Considerando a importância dos Valores Humanos Básicos e a diversidade das investigações que examinam este constructo na área das Ciências Sociais, esta pesquisa buscou mapear as características da produção científica internacional, especificamente, sobre os Valores Humanos Básicos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e do tipo bibliométrica, uma vez que foram utilizados indicadores de atividade acadêmica como: redes de coautoria, cocitação, acoplamento bibliográfico e coocorrência de palavras-chave. Optou-se pela investigação de documentos científicos, da categoria artigos, disponíveis na base de dados Scopus, sem restrição temporal. Após exclusão de documentos duplicados, a amostra resultou em 490 documentos que foram analisados com auxílio do software bibliométrico VosViewer. Os resultados apontam que: i) o interesse pela temática é recente e passa por um momento de estabilidade; ii) o autor com a quantidade de publicações mais expressiva é o idealizador da Teoria dos Valores Humanos Básicos; iii) as abordagens eminentes referem-se às investigações empíricas que mensuram os valores sobre a perspectiva da Teoria dos Valores Humanos Básicos e estabelecem a relação da referida teoria com a psicologia social com diversos sujeitos de pesquisa.

Palavras-chave


Produção Científica; Valores Humanos Básicos; Co-autoria; Co-citação; Co-ocorrência de palavras-chave.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245253.214-245



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)