Novos caminhos e alternativas para a Webometria

Fabio Castro Gouveia

Resumo


Com cerca de 15 anos de existência a webometria vivencia hoje um cenário de crise e novos desafios diante das restrições de acesso a informação impostos pelos mecanismos de busca comerciais, colocando em cheque as tradicionais análises de hiperlinks. Historicamente, o link foi a unidade central de informação da webometria por ser e a ligação direta entre os atores (páginas) que compõem Web. Diante deste cenário, como obter daqui para frente dados webométricos? Neste momento crítico, novas oportunidades são geradas pelo desenvolvimento de metodologias para o campo. Neste artigo apontamos algumas reflexões e exploramos possibilidades que vem sendo discutidas entre os pesquisadores, como retorno ao uso de web crawlers e a citação da URL e de palavras em mecanismos de busca comerciais, além de trazer uma abordagem ainda pouco explorada, por meio do uso de um operador do Google, o allinanchor.


Palavras-chave


Webometria. Cibermetria. Mecanismo de busca. Aspector metodológico. Allinanchor

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Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

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