MUDANÇA CULTURAL EM ENTES PÚBLICOS DA ESFERA MUNICIPAL DO OESTE DE SANTA CATARINA COM A IMPLEMENTAÇÃO DO ESOCIAL

Autores

  • Citania Aparecida Pilatti Bortoluzzi UCEFF https://orcid.org/0000-0002-6795-3688
  • Marivone Valentini Uceff
  • Tiago Francisco Camargo Uceff
  • Leossania Manfroi Uceff
  • Elton Zeni Uceff

Palavras-chave:

eSocial. Cultura organizacional. Entes públicos.

Resumo

Este trabalho objetivou verificar a percepção dos entes públicos da região da AMOSC com relação à implementação do eSocial.  O estudo consiste em uma pesquisa cuja abordagem é descritiva com o enfoque quantitativo. Obteve-se como amostra do estudo o total de 14 municípios da região da AMOSC. Os resultados apresentaram o preparo das entidades para a implantação do eSocial, e todas as mudanças que estão sendo necessárias para atender a esta nova exigência, desde mudanças de comportamento a mudanças de legislação municipal.  Foi possível identificar que os órgãos públicos ainda precisam conhecer melhor o eSocial, efetuar muitas adequações, que devem ser feitas e internalizadas entre os funcionários até antes do inicio da obrigatoriedade do eSocial para órgãos públicos, que ocorrerá em janeiro de 2019. Além disso, foi possível apurar que, apesar de a cultura organizacional da entidade não ser percebida de maneira clara pelos respondentes, esta presente e passará por alterações para a implantação do eSocial, do qual os respondentes acreditam que não haverá grande resistência por parte dos servidores públicos. Esta nova forma de transmissão de dados ao governo, apesar de ser apresentada como uma maneira de simplificar o envio das informações trabalhistas e previdenciárias, não é vista desta forma por todos os respondentes, sendo que o percentual de 36% falou discordar parcialmente desta afirmação e 7% mostrou discordar totalmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Citania Aparecida Pilatti Bortoluzzi, UCEFF https://orcid.org/0000-0002-6795-3688

Mestrado Profissional em Administração - Ênfase em Sustentabilidade pela Unoesc - Chapecó; Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FACULDADES REUNIDAS DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE PALMAS - PARANÁ - FACEPAL (2000). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atua como Professora de cursos Técnicos e profissionalizantes no Senac unidade de Xanxerê.Trabalha com as disciplinas de Contabilidade, Legislação Tributaria e Legislação Trabalhista. Também atua como professora de ensino superior na UCEFF - Unidade Central de Educação FAEM - Chapecó. Possui experiência em docência em EAD.

Tiago Francisco Camargo, Uceff

Possui 12 anos de experiência profissional relacionado as áreas: Comercial (vendas internas e externas) com treinamento de equipes para gestão de performance e metas; atuando em empresas como: VIVO TELECOM, CLARO TELECOM e DPASCHOAL (GOODYEAR). Nos aspectos Gerenciais e Administrativos foi durante 3 anos gestor da Empresa NutriFrutas Comercio e Transporte (logística) entre 2007-2010; Entre 2012 e 2013 trabalhou na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (SEFAZ-RS) na agência de Rio Grande/ RS. Possui aptidão para empreender, é sócio da Business Center; está sempre se relacionando com empresas na busca de melhores soluções para problemas relacionados com: dificuldades na organização da Gestão-processos; Comercial (treinamento de equipes e atendimento de metas) em aspectos Contábeis, organiza plano de contas, orçamento base zero e planejamento tributário. Formou-se técnico em informática em 2001 ? Brasil Sul Informática; Entre 2011 e 2014 graduou-se em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande; cursou o último semestre de graduação na Universidad de Girona (UDG) em Girona (Es) em 2014. Entre 2012 e 2015 formou tecnólogo em Seguros todos os ramos, Previdência Privada e Vida pela Funenseg- RJ. Entre 2015 e 2017 formou-se no Mestrado em Administração e Ciências Contábeis pela Unochapecó; Foi tutor em Contabilidade de Custos 1,2,3 entre os anos de 2013 e 2014 na Universidade Federal do Rio Grande; Em 2017.2 ingressou como professor na Uceff, para disciplina de Teoria da Contabilidade na modalidade Semipresencial e Orientações; em 2018.1 também ministra a disciplina de Engenharia Econômica e Financeira, além de orientações para projetos de TCC. É autor de 17 artigos publicados em anais de congresso e eventos internacionais, nacionais, regionais e locais. Possui 5 artigos publicados em revistas qualis B3 capes; e 1 artigo em Journal international com qualis A1 capes. É autor e coautor de 2 livros, publicado pela editora NEA (Alemanha); Também é autor de 5 capítulos de livros publicados pela Editora Poisson; e pela Editora Atenas (Brasil) nos livro Gestão Estratégica de negócios; Controladoria e Custos. Participou de 17 bancas de defesa de TCC; Atuou como Organizador de 3 eventos acadêmicos de grande porte; presta consultoria de revisão para alguns periódicos nacionais e internacionais.

 

Leossania Manfroi, Uceff

Mestre em Contabilidade pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2013); Mestre em Auditoria e Gestão Empresarial pela Universidad Politécnica y Artística Del Paraguay - UPAP (2009); Pós Graduada em Qualidade dos Serviços Contábeis pela UNOCHAPECÓ (2002); Graduada em Ciências Contábeis pela UNOESC (2001); Cursando Administração na modalidade EAD pela Uniasselvi (início em 2018). Contadora; Coordenadora do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UCEFF Faculdades; Professora de Pós-Graduação e Graduação da UCEFF Faculdades. Avaliadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis para o guia do estudante da editora Abril. Avaliadora de cursos de Graduação do INEP (BASIS).

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

BORTOLUZZI, C. A. P.; VALENTINI, M.; CAMARGO, T. F.; MANFROI, L.; ZENI, E. MUDANÇA CULTURAL EM ENTES PÚBLICOS DA ESFERA MUNICIPAL DO OESTE DE SANTA CATARINA COM A IMPLEMENTAÇÃO DO ESOCIAL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 21, n. 47, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/90103. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos