ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DO PARANÁ

Natália Milena dos Santos Guidi Santiago, Valter da Silva Faia, Juliano Domingues da Silva

Resumo


Grandes são as preocupações por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) em preparar seus alunos para as necessidades e constantes mudanças da sociedade. Para isso buscam formar profissionais que saibam planejar e gerenciar riscos, aptos a realizar mudanças e inovações, ou seja, profissionais com características empreendedoras. Essa pesquisa propôs efetuar um levantamento das grades curriculares de ciências contábeis das IES do Estado do Paraná participantes do ENADE 2012 com o intuito de identificar as principais características do ensino do empreendedorismo nos cursos de Ciências Contábeis das IES do Estado do Paraná Esse é um estudo de natureza descritiva e qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio de análise documental e entrevistas. Os resultados da pesquisa documental evidenciam que as IES pesquisadas oferecem aos alunos de contabilidade disciplinas de Empreendedorismo ou relacionadas, porém a presença é maior em IES privadas. Por meio de entrevistas, destaca-se que as IES consideram a disciplina de empreendedorismo importante, entretanto, em alguns casos, acaba sendo preterida por outra disciplina técnica, em função da duração do curso. Os resultados da entrevista dão conta também da importância do aluno na busca por ensinamentos fora das salas de aula para formação complementar. 


Palavras-chave


Empreendedorismo; Ensino; Ciências Contábeis

Texto completo:

PDF


 
 
.........................................................................................................................................................................................................................

Indexadores

  PROPESQ   PROPESQ    PROPESQ 

  PROPESQ  PROPESQ     PROPESQ

Spell  

 
.........................................................................................................................................................................................................................

ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

         UFRGS