AEDOS

     Aedos é a revista eletrônica de circulação semestral do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Criada no dia 2 de julho de 2008, seu principal objetivo é proporcionar um espaço de divulgação e debate de trabalhos acadêmicos inéditos na área de História na forma de artigos, resenhas de livros e entrevistas.

Revista classificada no sistema Qualis/Capes como B3.

Notícias

 

Chamada de artigos para dossiê temático 2018/1: "Fronteiras, Culturas e Deslocamentos Populacionais"

 

O objetivo do presente dossiê temático é abordar o fenômeno migratório (inter)nacional na contemporaneidade. Para tanto, privilegiar-se-ão os diálogos interdisciplinares na abordagem e no método analítico das Ciências Sociais e Humanas ao lançar luzes paras as seguintes áreas de interesses: fronteiras, migração (internacional e nacional), refugiados, inserção sociocultural dos migrantes no lugar de destino, relações e tensões societárias, tais como: familiares, gênero, xenofobia, empregabilidade, educação, saúde, bem como a atuação do Estado e entidades não governamentais frente a este complexo e multifacetado fenômeno presente no contexto das migrações.

Desse modo, compreende-se o diálogo interdisciplinar como campo profícuo e, ao mesmo tempo, espaço privilegiado para a presente proposta, pois ela abre espaços para uma pluralidade de abordagens e compreensão ao entrelaçarmos questões como – Fronteira, Cultura e Deslocamento Populacional. 



Marcos Nogueira (Doutorando em História UFRGS)
Alan Robson Alexandrino Ramos (Doutorando em Ciências Ambientais UFRR)

Maiores informações sobre a proposta:https://drive.google.com/file/d/1OSHdVy97lYwfLaOzWYkHCjz8GN-0rRdL/view

Normas de submissão: http://seer.ufrgs.br/aedos/about/submissions

Prazo de envio: 30 de maio de 2018.

 
Publicado: 2018-04-02 Mais...
 

Resultado votação para escolha dossiê temático 2018

 

Em janeiro deste ano, a Revista Aedos abriu um edital para o envio das propostas de dossiês para os dois semestres do ano de 2018.

Tivemos uma ampla participação, tanto de membros da comunidade acadêmica quanto do público em geral.

Assim, é com muita satisfação que divulgamos o resultado do processo seletivo.

Lembrando que a votação foi através de um formulário do Google Docs e tinha como condição que o usuário fosse cadastrado na plataforma daRevista Aedos.

Foram computados 400 votos, contudo, tendo em vista a condição do cadastro, após a apuração dos votos válidos* (verificação no sistema o cadastro de cada votante) tivemos o seguinte resultado:

1. Fronteiras, cultura e deslocamento populacional: abordagem interdisciplinar nos estudos migratórios (inter)nacionais - 31 votos

2. Para que votar? História do voto e das eleições no Brasil - 31 votos

* Registrados 196 pessoas cadastradas. Logo, 204 pessoas votaram mas não se cadastraram, sendo desse modo, desconsiderados estes votos seguindo as regras do edital

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Agradecemos a participação de todos!

 
Publicado: 2018-04-02 Mais...
 

VOTAÇÃO EXTERNA DE PROPOSTAS PARA DOSSIÊS TEMÁTICOS 2018

 

Prezados, 

Em dezembro de 2017, o corpo editorial da Revista Aedos divulgou um edital para seleção de propostas de dossiês para o ano de 2018. A ideia era oportunizar aos alunos de pós-graduação a submissão de propostas sobre seus temas de pesquisas. Além disso, buscamos ampliar a participação dos membros da comunidade acadêmica no processo de escolha do conteúdo publicado, marcando assim o início da comemoração do aniversário de 10 anos da Revista Aedos. 

A primeira etapa, como descrita no edital, foi realizada por meio de uma seleção interna com o intuito de averiguar a relevância e a viabilidade das propostas. 

Portanto, é com satisfação que divulgamos a segunda etapa do processo de seleção do edital que consiste na votação dos membros cadastrados na revista, ou seja, leitores, autores, avaliadores e editores.

A votação ocorrerá através do formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe0cV1RyM6-LvWbNIRQK7Dsic-Qp0k3n0FnNRQSNQc6-5Fv3g/viewform?usp=sf_link

 Condições para votação:

- É necessário ser cadastrado na plataforma da Revista Aedos seja como leitor, autor, avaliador ou editor.

- Cada usuário poderá votar em apenas uma proposta.  


Dessa listagem, as duas propostas mais votadas pelo público serão selecionadas para compor as chamadas de dossiês de 2018.


Esperamos a participação de todos nesse processo seletivo!

Qualquer dúvidas estamos a disposição.


 

1. Arte, cultura e resistências na ditadura militar brasileira

2. Para que votar História do voto e das eleições no Brasil

3. História e Historiografia da Música

4. FRONTEIRAS, CULTURA E DESLOCAMENTO POPULACIONAL abordagem interdisciplinar nos estudos migratórios (inter) nacionais

5. DIÁLOGOS DE HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE NO BRASIL HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA – (1964-2017)

6. Cinquentenário de 1968 cultura, política e sociedade

7. História, Território e Poder

8. A PERSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE A OBRIGATORIEDADE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA NOVOS DESAFIOS PARA O ENSINO NA CONTEMPORANEIDADE

9. Intelectuais negros e a escrita da história

  

A votação ficará aberta até 03/02/18.

 
Publicado: 2017-01-03 Mais...
 

Edital de propostas para dossiês temáticos Revista Aedos – Processo seletivo 2018

 

A AEDOSRevista do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ISSN 1984-5634), publicação eletrônica semestral de caráter público, convida os membros da comunidade acadêmica e pesquisadores a apresentarem propostas de dossiês temáticos. Serão selecionados até 02 (dois) dossiês, para publicação nos próximos números da revista 2018/1 e 2018/2.

 

As propostas deverão ser enviadas no período de 14 de novembro até 04 de dezembro para o e-mail: revista.aedos@gmail.com com o assunto “proposta de dossiê Revista Aedos 2018”.

 
Publicado: 2017-11-14 Mais...
 
Outras notícias...

v. 9, n. 21 (2017): Política na América Latina Contemporânea


Array
Foto de Diego Vara (Reuters) durante protesto contra o governo de Michel Temer (PMDB) realizado em 18/05/2017 em Porto Alegre/RS.