Anúncios

  • [CHAMADA ABERTA] Histórias do Brasil e(m) dimensões afro-indígenas

    2023-05-10

    CHAMADA DO DOSSIÊ: Histórias do Brasil e(m) dimensões afro-indígenas

    Início do recebimento de artigos: 10 de maio de 2023

    Data limite para envio: 07 de julho de 2023

    Entre o dia 10 de maio e o dia 07 de julho, a Aedos receberá artigos, resenhas, traduções e entrevistas dedicadas ao dossiê temático correspondente ao primeiro semestre de 2023: Histórias do Brasil e(m) dimensões afro-indígenas. Proposta elaborada por Benedito Emílio da Silva Ribeiro (UFPA/Campus Bragança) e Maria Roseane Corrêa Pinto Lima (UFPA/Campus Bragança), este dossiê objetiva dimensionar experiências, estratégias e práticas cotidianas de gente negra e indígena ao longo da História do Brasil, destacando a potencialidade de novas leituras sobre as articulações políticas e socioculturais e os modos de existência simultânea envolvendo esses sujeitos, a partir do campo das relações afro-indígenas.

    Saiba mais sobre [CHAMADA ABERTA] Histórias do Brasil e(m) dimensões afro-indígenas
  • [NOVA EDIÇÃO] Acordes: Durval Muniz de Albuquerque Júnior, v. 15 n. 33 (2023)

    2023-04-28

    A Revista Aedos comunica que já está disponível em seu site a Edição Acordes (v. 15 n. 33, 2023), que apresenta, de um modo muito especial, um trabalho de diálogo, rasura e até mesmo iconoclastia sobre a obra e trajetória de Durval Muniz de Albuquerue Jr, proponente ou pensador do que se tem chamado de uma "historiografia da diferença".

    Saiba mais sobre [NOVA EDIÇÃO] Acordes: Durval Muniz de Albuquerque Júnior, v. 15 n. 33 (2023)
  • [NOVA EDIÇÃO] Brasil recente e os direitos humanos, v. 14 n. 32 (2022)

    2023-01-30

    É com grande satisfação que a Revista Aedos comunica, no dia 30/01/2023, a publicação da nova edição da Revista Aedos "Brasil Recente e os direitos humanos: novos olhares para a violência de Estado a partir das Comissões da Verdade" (correspondente ao semestre 2022.1), proposta por Paula Franco, Camilla Silva e Pedro Fagundes.

    O tema desta edição marca os 10 anos da instalação da Comissão da Verdade no Brasil e o consequente enfrentamento do passado autoritário. Assim, oferece diferentes abordagens acerca do papel das comissões, debatendo a repressão política a diferentes grupos, comparando as experiências latino-americanas e destacando a importância das políticas de reparação, da memória, verdade e justiça para a manutenção da democracia.

    Além dos artigos e entrevistas que compõem o presente dossiê temático, a edição apresenta uma diversidade de artigos livres, duas resenhas e uma tradução, todos materiais de altíssimo nível, que atestam a riqueza e qualidade da produção científica das e dos jovens pesquisadores no Brasil.

    A nova edição está disponível em nosso site e pode ser acessada através do seguinte link: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/issue/view/4547

    Saiba mais sobre [NOVA EDIÇÃO] Brasil recente e os direitos humanos, v. 14 n. 32 (2022)