O NÃO DE RAIMUNDO SILVA: A PESQUISA NARRATIVA COMO ALTERNATIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA ENFRENTAR O CERCO IMPOSTO PELAS POLÍTICAS EDUCATIVAS DO TEMPO PRESENTE

Autores

  • Rodrigo Alberto Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elisandro Schultz Wittizorecki Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.71413

Palavras-chave:

Narração. Docentes. História.

Resumo

Neste artigo apresentamos a pesquisa narrativa como uma estratégia teórico-metodológica que, ao mesmo tempo, valoriza o conhecimento dos professores de Educação Física, e os fortalecem na luta contra os desígnios das políticas educativas em formulação no país ao longo do último ano, em especial a MP 746/2016 - “Novo Ensino Médio”. Como contraponto, defendemos metaforicamente a formulação de narrativas do não, inspiradas na atitude do revisor de livros Raimundo Silva, personagem do romance “História do Cerco de Lisboa”, do escritor José Saramago, que, em seu trabalho, acrescenta um não ao convite feito pelos clérigos portugueses aos cruzados para que os auxiliassem a tomar a cidade do domínio dos “mouros”. Para nós, na produção de narrativas alternativas a dominante, sustentadas nas experiências do professorado, residem possibilidades para abrir a história (GAGNEBIN, 2013), reinventado e complexificando conhecimentos, criando alternativas locais e marginais ao “cerco” imposto pelas recentes políticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Alberto Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação e Doutorando em Ciências do Movimento Humano no PPGCMH/UFRGS. Professor de Educação Física do Colégio Marista Pio Xii e na Rede Municipal de Educação de Ivoti.

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano. Professor Adjunto na Graduação e Pós-Graduação na ESEFID/UFRGS.

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação. Professor Titular na Graduação e Pós-Graduação na ESEFID/UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

LOPES, R. A.; WITTIZORECKI, E. S.; MOLINA NETO, V. O NÃO DE RAIMUNDO SILVA: A PESQUISA NARRATIVA COMO ALTERNATIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA ENFRENTAR O CERCO IMPOSTO PELAS POLÍTICAS EDUCATIVAS DO TEMPO PRESENTE. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 67–84, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.71413. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/71413. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Em foco #1