PEDAGOGIA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONFLUÊNCIAS À MÍDIA-EDUCAÇÃO

Autores

  • Jonatas Maia da Costa Universidade de Brasília - UnB
  • Ingrid Wiggers Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.55536

Palavras-chave:

Educação Física Escolar. Pedagogia Crítico-emancipatória. Mídia-educação.

Resumo

Este estudo apresenta algumas reflexões sobre a prática pedagógica da Educação Física Escolar, destacando a aproximação da pedagogia crítico-emancipatória à concepção de Mídia-educação.  Após breves considerações bibliográficas, o texto enfatiza as possibilidades de se estabelecer nexos entre as estruturas conceituais dessas duas teorias pedagógicas. Na sequência, descreve sinteticamente uma experiência pedagógica de ensino com aportes da mídia-educação. Defende a necessidade de elaboração de propostas que promovam ações pedagógicas baseadas nessas teorias, de forma que estas experiências sejam objeto de sistematizações por meio de investigações científicas no campo da escola.

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Biografia do Autor

Jonatas Maia da Costa, Universidade de Brasília - UnB

Professor assistente da Faculdade de Educação Física da UnB.

Mestre em Educação Física pela UnB. Doutorando em Educação pela UnB.

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Publicado

2015-12-12

Como Citar

COSTA, J. M. da; WIGGERS, I. PEDAGOGIA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONFLUÊNCIAS À MÍDIA-EDUCAÇÃO. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 625–634, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.55536. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/55536. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensaios