A ANÁLISE NARRATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.24402Palavras-chave:
Histórias. Pesquisa qualitativa. Análise. Esporte. Narrativa.Resumo
Este artigo complementa um anterior publicado nesta mesma revista (v.17, n.1, 2011) que se desenvolve em torno das questões do que é a investigação narrativa e o que pode oferecer ao estudo da educação física e esporte. Este trabalho se ocupa da vertente metodológica da pesquisa narrativa, concretamente da análise narrativa. Em primeiro lugar se expõe o que se entende por análise narrativa. Em segundo lugar, se distingue entre duas grandes estratégias utilizadas para analizar narrativas: as que enfatizam a história e as que enfatizam a análise. A tipología se completa com uma revisão de vários estudos de nosso campo com distintas modalidades de análises que centram seu foco no o Que e/ou o Como dos relatos. Finalizamos com uma série de considerações para encorajar, e ao mesmo tempo, convidar os pesquisadores a serem prudentes na hora de analisar narrativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
