Cena


Conceito Qualis-CAPES:

B2 ARTES/MÚSICA

B3 EDUCAÇÃO

Indexada em:

LATINDEX - Sistema Regional de Información en línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?folio=22618&opcion=1

PERIODICOS - Portal de Periódicos Capes - http://www-periodicos-capes-gov-br.ez45.periodicos.capes.gov.br/

Notícias

 

Chamada para Dossiê 21

 

Dossiê 21

O que restou de treinamento nas práticas corporais contemporâneas?

Com as publicações e práticas de Eugênio Barba nos anos 80, tanto na Europa quanto no Brasil, treinamento (ou training, em inglês) tornou-se um termo genérico que abarcava diferentes finalidades da prática corporal: formação, produção e desenvolvimento do trabalho do ator. Hoje a controvérsia se dá muito mais em relação à utilização de treinamentos em si do que à palavra que o designa. A cena contemporânea, contaminada pela arte da performance, pelos preceitos do pós-dramático e do performativo, pelas práticas somáticas, e por uma explosão de possibilidades de não-representação em cena, comporta ainda a ideia de treinamento? Nesse dossiê, propomos debater em que medida as práticas corporais da atualidade seguem ainda princípios antes trabalhados de modo sistemático nos treinamentos de diretores-pedagogos do século XX. O que restou dessa noção tão impregnada no fazer cênico do século passado?

 
Publicado: 2016-06-02 Mais...
 
Outras notícias...

n. 19 (2016)


Array

Performance Os Cegos, do Desvio Coletivo de São Paulo, com direção de Marcos Bulhões, Marcelo Denny e Priscilla Toscano, na sua versão em Porto Alegre.

Foto de Roselita Campos.

A imagem é um dos registros presentes na Dissertação de Mestrado Ações teatrais e dramaturgias do ambiente urbano: sobre o funcionamento da cidade como local cênico específicode Claudia Edith Álvarez Pérez, defendida no PPGAC/UFRGS em 2015, com orientação do Prof. Dr. Clóvis Dias Massa.