A dança “en-cena” o Outro: prerrogativas para uma educação estética através do processo criativo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.5391Palavras-chave:
Dança. Cinésica. Psicanálise. CriatividadeResumo
A dança instala no corpo uma outra cena de sentidos que potencializa a ação criativa, assim, quando o corpo dança sua percepção é aguçada em direção a estados alterados da consciência. Aí, neste nível perceptível, instalado em meio ao processo criativo, técnica (a competência) e liberdade (a performance) se relacionam, e criam, como efeito, a dança. A partir desta evidência, que aqui será sustentada segundo um cruzamento de leituras entre a psicanálise e a filosofia, nos lançamos a uma reflexão sobre a percepção corporal na dança, na tentativa de situar a atuação criativa. Assim, abrimos um caminho para entender o processo criativo como campo de sensibilização corporal, a partir do qual a intervenção educativa é efetivada no corpo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
