Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.21659Palavras-chave:
Objectos de Aprendizagem, Comunidades Online, Padrões de Interfaces Sociais, Objectos Sociais.Resumo
A existência de comunidades online em torno de objectos sociais é cada vez mais habitual na Internet, tendo algumas enorme popularidade. Este trabalho enquadra-se no âmbito de comunidades online na área do ensino e aprendizagem, ao propor o sistema BOA (Bolsa de Objectos de Aprendizagem) como uma plataforma de Objectos de Aprendizagem (OA) versátil e configurável, que introduz conceitos inovadores para promover a colaboração entre utilizadores, privilegiando uma competitividade saudável e consequente qualidade dos OA submetidos. A plataforma BOA tem sido desenvolvida e aplicada em cenários concretos ao longo dos últimos anos, suportando diferentes tipos de comunidades, tais como o VemAprender.net ou o BOA-GPI. Este artigo apresenta o resultado da análise e avaliação da plataforma BOA com base no referencial da computação social perspectivando, consequentemente, um conjunto de aspectos relevantes a desenvolver. Em particular, é analisado e avaliado o BOA contra um conjunto de padrões de interfaces sociais (i.e., Profile, PersonnalDashboard, Favorites, Displaying, Send/Share widget, Embbeding, Send/Receive Invitations) que são manifestos em sistemas como o Youtube, SlideShare ou o Flickr. Por fim, e com base nesta avaliação, são discutidos os aspectos relevantes a desenvolver para oferecer aos utilizadores do BOA uma experiência de utilização superior e potenciar a respectiva comunidade. Consideramos que a abordagem de análise e avaliação do BOA, proposta neste artigo, poderá ser adoptada com vantagem para avaliação de quaisquer outras plataformas ou comunidades relacionadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-10-31
Como Citar
SILVA, A. R. da. Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOA. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21659. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21659. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recebido 2011-07-22
Aceito 2011-10-31
Publicado 2011-10-31
Aceito 2011-10-31
Publicado 2011-10-31