Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOA

Autores

  • Alberto Rodrigues da Silva Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.21659

Palavras-chave:

Objectos de Aprendizagem, Comunidades Online, Padrões de Interfaces Sociais, Objectos Sociais.

Resumo

A existência de comunidades online em torno de objectos sociais é cada vez mais habitual na Internet, tendo algumas enorme popularidade. Este trabalho enquadra-se no âmbito de comunidades online na área do ensino e aprendizagem, ao propor o sistema BOA (Bolsa de Objectos de Aprendizagem) como uma plataforma de Objectos de Aprendizagem (OA) versátil e configurável, que introduz conceitos inovadores para promover a colaboração entre utilizadores, privilegiando uma competitividade saudável e consequente qualidade dos OA submetidos. A plataforma BOA tem sido desenvolvida e aplicada em cenários concretos ao longo dos últimos anos, suportando diferentes tipos de comunidades, tais como o VemAprender.net ou o BOA-GPI. Este artigo apresenta o resultado da análise e avaliação da plataforma BOA com base no referencial da computação social perspectivando, consequentemente, um conjunto de aspectos relevantes a desenvolver. Em particular, é analisado e avaliado o BOA contra um conjunto de padrões de interfaces sociais (i.e., Profile, PersonnalDashboard, Favorites, Displaying, Send/Share widget, Embbeding, Send/Receive Invitations) que são manifestos em sistemas como o Youtube, SlideShare ou o Flickr. Por fim, e com base nesta avaliação, são discutidos os aspectos relevantes a desenvolver para oferecer aos utilizadores do BOA uma experiência de utilização superior e potenciar a respectiva comunidade. Consideramos que a abordagem de análise e avaliação do BOA, proposta neste artigo, poderá ser adoptada com vantagem para avaliação de quaisquer outras plataformas ou comunidades relacionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Rodrigues da Silva, Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa

Alberto Rodrigues da Silva é Professor do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Sócio e Director da empresa SIQuant e Investigador Sénior do INESC-ID, Portugal

Downloads

Publicado

2011-10-31

Como Citar

SILVA, A. R. da. Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOA. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21659. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21659. Acesso em: 29 mar. 2024.