ELO e TRI : estimando a habilidade dos estudantes em uma plataforma online de programação

Autores

  • Fabiana Zaffalon FURG
  • André Prisco FURG
  • Ricardo de Souza FURG
  • Rafael dos Santos FURG
  • Neilor Tonin UNICER
  • Jean Luca Bez UNICER
  • Silvia Botelho FURG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95656

Palavras-chave:

Habilidade, TRI, ELO.

Resumo

Métodos de avaliação da proficiência dos estudantes vem ganhando destaque nos últimos anos. Existe um número crescente de cursos online e plataformas que disponibilizam repositórios de questões ou exercícios onde os métodos de avaliação ocorrem de forma automática. Esse trabalho faz uma análise dos dados gerados através de dois modelos que tem por objetivo estimar a habilidade dos estudantes: ELO e TRI. O ELO foi desenvolvido para classificar jogadores através do histórico de jogo enquanto a TRI estima a habilidade
através de um conjunto de respostas dadas a um conjunto de itens. Utilizamos uma base de dados disponibilizada por uma plataforma Online Judge do Brasil. Os resultados obtidos nos apontam diferenças entre os modelos em relação às habilidades estimadas, diferenças que acreditamos estar relacionadas à forma com que cada modelo estima os parâmetros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

ZAFFALON, F.; PRISCO, A.; DE SOUZA, R.; DOS SANTOS, R.; TONIN, N.; BEZ, J. L.; BOTELHO, S. ELO e TRI : estimando a habilidade dos estudantes em uma plataforma online de programação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 11–20, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95656. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95656. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem