A Epistemologia Genética em um Experimento Virtual Imersivo 3D de Magnetismo

Valter A. Ferreira, Priscila C. Nicolete, Liane M. R. Tarouco, Fernando Becker

Resumo


Este trabalho trata do desenvolvimento de um experimento virtual imersivo 3D de magnetismo elaborado na plataforma OpenSim. A fundamentação teórica encontra-se na Epistemologia Genética, a coleta de dados inspirou-se no Método Clínico de Piaget e a análise foi realizada com base nos estudos de Piaget e Inhelder sobre o pensamento do adolescente. Os dados foram obtidos pela gravação audiovisual da apliação da entrevista clínica ao longo das simulações virtuais. Os  resultados demonstraram a viabilidade da criação de experimentos virtuais imersivos 3D de magnetismo sob a ótica da teoria de Piaget, além de apontar para o uso do pensamento formal por parte dos sujeitos entrevisados.


Palavras-chave


Laboratório Virtuais Imersivos 3D; Epistemologia Genética; Ensino de Física.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89268

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br