Uma Abordagem Baseada em Agentes para Recomendação de Objetos de Aprendizagem Utilizando o padrão T-SCORM para TVDi

Autores

  • Raphael de Carvalho Muniz Universidade Federal Rural do Semi Árido – UFERSA, Mossoró – RN
  • Francisco Milton Mendes Neto Universidade Federal Rural do Semi Árido – UFERSA, Mossoró – RN
  • Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal – RN
  • Rafael Castro de Souza Universidade Federal Rural do Semi Árido – UFERSA, Mossoró – RN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36427

Palavras-chave:

tv digital interativa. objetos de aprendizagem. t-scorm.

Resumo

Cada vez mais os recursos tecnológicos têm contribuído para tornar o
processo de aprendizagem mais eficiente e agradável. Com isso, se tornou bastante frequente o uso de mídias que antes eram exploradas apenas para o entretenimento, dentre elas a televisão, com objetivos educacionais. Os recursos que a TV Digital Interativa (TVDi) proporciona tornam possível desenvolver uma infinidade de aplicativos educacionais. No entanto, um fator agravante se apresenta na recomendação de forma inadequada dos objetos de aprendizagem nestas mídias para os estudantes. Este trabalho tenta preencher esta lacuna propondo um ambiente educacional para TVDi apoiado no padrão de classificação de objetos de aprendizagem T-SCORM, que recomenda objetos de aprendizagem com base nas características individuais de cada estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

MUNIZ, R. de C.; NETO, F. M. M.; BURLAMAQUI, A. M. F.; SOUZA, R. C. de. Uma Abordagem Baseada em Agentes para Recomendação de Objetos de Aprendizagem Utilizando o padrão T-SCORM para TVDi. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36427. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36427. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos