Uma Análise do Desempenho dos Estudantes do Rio Grande do Sul no ENEM 2019

Rafael Vinicios do Carmo, Wesllei Felipe Heckler, Juliano Varella de Carvalho

Resumo


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avalia o desempenho
de estudantes do ensino médio do país. Este estudo explora os resultados do
ENEM 2019, com foco nos dados do estado do Rio Grande do Sul. O estudo
analisa e compara o perfil educacional e socioeconômico dos participantes
que se enquadram nas 5% melhores e piores médias do estado. Os resultados
demonstram uma tendência de melhor desempenho para participantes das
classes sociais A e B; oriundos de escolas privadas e federais; que são
brancos, pardos ou amarelos; que possuem acesso à internet em casa e cujos
pais possuem maior grau de ensino. Essa análise evidencia os impactos das
diferenças socioeconômicas no desempenho dos alunos no exame.


Palavras-chave


ENEM, Desempenho de Estudantes, Perfil de Estudantes, Análise de Dados, Extração de Conhecimento

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110257

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br