Uma Análise do Desempenho dos Estudantes do Rio Grande do Sul no ENEM 2019

Autores

  • Rafael Vinicios do Carmo Universidade Feevale
  • Wesllei Felipe Heckler Universidade Feevale
  • Juliano Varella de Carvalho Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110257

Palavras-chave:

ENEM, Desempenho de Estudantes, Perfil de Estudantes, Análise de Dados, Extração de Conhecimento

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avalia o desempenho
de estudantes do ensino médio do país. Este estudo explora os resultados do
ENEM 2019, com foco nos dados do estado do Rio Grande do Sul. O estudo
analisa e compara o perfil educacional e socioeconômico dos participantes
que se enquadram nas 5% melhores e piores médias do estado. Os resultados
demonstram uma tendência de melhor desempenho para participantes das
classes sociais A e B; oriundos de escolas privadas e federais; que são
brancos, pardos ou amarelos; que possuem acesso à internet em casa e cujos
pais possuem maior grau de ensino. Essa análise evidencia os impactos das
diferenças socioeconômicas no desempenho dos alunos no exame.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

VINICIOS DO CARMO, R.; FELIPE HECKLER, W.; VARELLA DE CARVALHO, J. Uma Análise do Desempenho dos Estudantes do Rio Grande do Sul no ENEM 2019. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 378–387, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110257. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110257. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais