A formação de futuros professores de Matemática frente às tecnologias digitais

Elivelton Henrique Gonçalves, Fabiana Fiorezi de Marco

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão a respeito da formação de futuros professores de Matemática para o uso de tecnologias digitais em suas futuras salas de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujas discussões apontam que a partir de propostas de ensino empregando as tecnologias digitais, é possível haver a potencialização da compreensão dos conteúdos por meio do estímulo a criatividade e a imaginação. Para tanto, os resultados do estudo demonstram ser relevante o desenvolvimento, durante a formação de futuros professores, de situações formativas intencionalmente elaboradas que busquem a construção integrada de saberes relativos ao campo específico de formação, ao exercício da profissão docente e a conhecimentos técnico-didático-pedagógicos pertinentes às tecnologias digitais.


Palavras-chave


Tecnologias digitais, formação de professores, ensino de matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110210

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br