Processos de Composição/Ensino/Aprendizagem em Dança

Autores

  • Emyle Daltro (Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza/CE, Brasil) Universidade Federal do Ceará (UFC) Fortaleza/CE
  • Roberta Kumasaka Matsumoto (Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF, Brasil) Universidade de Brasília (UnB) Brasília/DF Brasil

Palavras-chave:

Solo em Dança, Instalação Coreográfica, Relações entre Humanos e Não/Humanos, Aprendizagem em Dança, Composição em Dança

Resumo

Reflexão sobre o solo no contexto de produções contemporâneas nomeadas instalações coreográficas, baseada no estudo das relações entre humanos e não/humanos em cena, e, por meio dela, a apresentação de uma abordagem para o ensino/aprendizagem em dança. Parte-se da ideia de que tais criações respondem a uma necessidade que se configura como busca pela experiência, operada por meio das relações com não/humanos quando estes são levados em conta como coautores de corpos, danças e cenas. A noção de solo é problematizada, uma vez que, em solo, nunca estamos sós, mas estamos e somos com, o que nos conduz a enfatizar composição e aprendizagem em dança como experimentação coletiva. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emyle Daltro (Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza/CE, Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC) Fortaleza/CE

Doutrora em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília (UnB). Artísta da dança e professora nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE, Brasil.

Roberta Kumasaka Matsumoto (Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF, Brasil), Universidade de Brasília (UnB) Brasília/DF Brasil

Doutora em Antropologie filmique pela Université Paris X – Nanterre. Professora do Departamento de Artes Cênicas, do Programa de Pós-Graduação em Arte e do Mestrado em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF, Brasil.

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Daltro (Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza/CE, Brasil), E., & Matsumoto (Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF, Brasil), R. K. (2022). Processos de Composição/Ensino/Aprendizagem em Dança. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 6(1), 147–172. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/52327

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.