Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança

Autores

  • Josiane Gisela Franken Corrêa (Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, Brasil) Universidade Federal de Pelotas
  • Vera Lúcia Bertoni Dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil) Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Dança, Escola, Ensino, Contemporaneidade, Educação

Resumo

O artigo enfoca o ensino de dança na Educação Básica a partir da reflexão sobre a pertinência da adoção de características do movimento artístico pós-1950 nos processos de criação em dança, em diálogo com autores como Hassan (1985), Silva (2005) e Rengel (2008). Nessa perspectiva, são consideradas mudanças de atitude nas práticas de ensino e aprendizagem em dança, decorrentes de transformações instigadas pela dança pós-moderna, tais como: o redimensionamento do conceito de corpo, a concepção de dança como processo criativo, coletivo e democrático e o estreitamento das relações entre as abordagens artísticas escolares e as formas de arte que se desenvolvem fora do ambiente escolar.

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Publicado

2014-08-21

Como Citar

Corrêa (Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, Brasil), J. G. F., & Dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil), V. L. B. (2014). Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 4(3), 509–526. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/41528

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