Conceito de autoria como intermédio para noções sobre arte e indústria

Gustavo Henrique Ferreira Bittencourt, Josimey Costa da Silva

Resumo


O artigo discute o conceito de autoria no cinema como fonte originária de reverberação de valores que incidem nos significados relacionados às noções sobre arte e indústria. Esta revisão crítica e histórica tem a intenção de interpretar a repercussão social da função simbólica da noção de autoria mediante marcas de renomados diretores, com observações sobre os efeitos desta distinção para o comércio do cinema global. Assume-se ainda um ponto de inflexão tomado sobre o conceito de star system, deslocando a perspectiva dos atores e atrizes como estrelas, para pôr em foco a condição de celebridade do diretor considerado autor como representação artística na história cultural do cinema, a saber, como resultado de uma análise sobre os efeitos da concepção de autoria como marca de produtos cinematográficos.

 


Palavras-chave


Cinema; Star system; Autoria; Performance; Marca

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DOI: https://doi.org/10.19132/1807-858320190.%25p



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