Conceito de autoria como intermédio para noções sobre arte e indústria
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202048.121-139Palabras clave:
Cinema. Star system. Autoria. Performance. Marca.Resumen
O artigo discute o conceito de autoria no cinema como fonte originária de reverberação de valores que incidem nos significados relacionados às noções sobre arte e indústria. Esta revisão crítica e histórica tem a intenção de interpretar a repercussão social da função simbólica da noção de autoria mediante marcas de renomados diretores, com observações sobre os efeitos desta distinção para o comércio do cinema global. Assume-se, ainda, um ponto de inflexão sobre o conceito de star system, deslocando a perspectiva dos atores e atrizes como estrelas para pôr em foco a condição de celebridade do diretor considerado autor como representação artística na história cultural do cinema. As inferências do artigo surgem como resultado de uma análise sobre os efeitos da concepção de autoria como marca de produtos cinematográficos.
Descargas
Citas
A CASA que Jack Construiu. Direção: Lars von Trier. Produção: Louise Vesth 2018. (155min.) 1 DVD. Distribuição: Califórnia Filmes. The house that jack built.
ALMEIDA, Carlos Helí de. Declaração nazista de Lars von Trier choca o festival de Cannes. Veja.com, São Paulo, 18 maio 2011.
ANDREWS, David. Theorizing art cinemas: foreign, cult, avant-garde, and beyond. Austin: University of Texas Press, 2014.
ANTICRISTO. Direção: Lars von Trier. Produção: Louise Vesth / Dinamarca/Alemanha/Polônia/França, 2009. (108min.) 1 DVD. Distribuição: Califórnia Filmes. Antichrist.
BAECQUE, Antoine de. Cinefilia: invenção de um olhar, história de uma cultura 1944 -1968. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Tradução: Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.
BAUMANN, Shyon. Hollywood highbrow: from entertainment to art. New Jersey: Princeton University Press, 2007.
BITTENCOURT, Gustavo. Tendências do cinema de arte global no circuito de festivais internacionais. In: ALBANO, Sebastião Guilherme; BITTENCOURT, Gustavo; SOUZA, Carla Patrícia Oliveira de Souza. Crítica descentrada para o senso comum: amostragem da reflexão acerca da comunicação contemporânea realizada na UFRN. Curitiba: Appris, 2018.
BORDWELL, David. Poetics of cinema. New York: Routledge, 2008.
CORRIGAN, Timothy. The commerce of auteurism. In: WEXMAN, Virginia Wright. Film and authorship. London: Rutgers University Press, 2003.
DANÇANDO no Escuro. Direção: Lars von Trier. Produção: Vibeke Windelov / Dinamarca/Alemanha/Bélgica/França/Inglaterra/Estados Unidos, 2000. (140min) 1 DVD. Distribuição: Versátil Filmes. Dancer in the dark.
DYER, Richard. Stars. London: British Film Institute, 1998.
DOGVILLE. Direção: Lars von Trier. Produção: Vibeke Windelov / Dinamarca/Alemanha/Suiça/França/Noruega, 2011 (178min.) 1 DVD. Distribuição: Califórnia Filmes.
ELSAESSER, Thomas. European cinema: face to face with hollywood. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2005.
ELSAESSER, Thomas. The persistence of hollywood. New York: Routledge, 2012.
ELSAESSER, Thomas. The global author: control, creative constrainsts, and performative self-contradiction. In: JEONG, Seung-hoon; SZANIAWSKI, Jeremy (ed.). The global auteur: the politics of authorship in 21st century cinema. London: Bloomsbury, 2016.
FREY, Mattias. Extreme cinema: the transgressive rhetoric of today’s art film culture. New Jersey: Rutgers University Press, 2016.
GALT, Rosalind; SCHOONOVER, Karl. (ed.). Global art cinema: new theories and histories. New York: Oxford University Press, 2010.
GRAY, Jonathan. Show sold separately: promos, spoilers, and other media paratexts. NY: New York University Press, 2010.
GRODAL, Torben. Frozen flows in von Trier’s ouvre. In: GRODAL, Torben; LAURSEN, Iben Thorvin; LARSEN, Bente (ed.). Visual authorship: creativity and intentionality in media. Copenhagen: Museum Tusculanum Press, University of Copenhagen, 2005.
HODSDON, Barret. The elusive auteur: the question of film authorship throughout the age of cinema. North Carolina: McFarland & Company, Inc, Publishers, 2017.
HOGG, Michael A.; VAUGHAN, Graham M. Psicología Social. Tradução: Marcela Haro Morando et al. 5. ed. Buenos Aires: Médica Panamericana, 2010.
KERMODE, Mark. The house that jack built review: a killer with room for improvement. The Guardian, Reino Unido, 16 dez. 2018.
KOVÁCS, András Bálint. Screening modernism: european art cinema, 1950-1980. Chicago: The University of Chicago Press, 2007.
MELANCOLIA. Direção: Lars von Trier. Produção: Louise Vesth / Dinamarca/Alemanha/Suiça/França, 2011 (125min.) 1 DVD. Distribuição: Califórnia Filmes Melancholia.
MORIN, Edgar. As estrelas: mito e sedução no cinema. Tradução: Luciano Trigo. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1989.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: neurose. Tradução: Maura Ribeiro Sardinha. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
NEALE, Steve. Art cinema as institution. In: FOWLER, Catharine. (ed.). The European cinema reader. New York: Routledge, 2002.
NINFOMANÍACA, Vol 1. Direção: Lars von Trier. Produção: Louise Vesth / Dinamarca/Alemanha/Bélgica/França/Inglaterra, 2013 (117min.). 1 DVD. Distribuição: Califórnia Filmes. Nymphomaniac Vol. 1.
NINFOMANÍACA, Vol 2. Direção: Lars von Trier. Produção: Louise Vesth / Dinamarca/Alemanha/Bélgica/França/Inglaterra, 2013 (124min.). Distribuição: Califórnia Filmes Nymphomaniac Vol. 2.
OS IDIOTAS. Direção: Lars von Trier. Produção: Vinbek Windelov, Dag Alvebert / Dinamarca/Espanha/Suiça/Holanda 1998 (117min.) 1 DVD. Distribuição: Versátil Filmes. Idioterne.
PENAFRIA, Manuela et al. Propostas para a teoria do cinema: teoria dos cineastas. vol. 2. Covilhã: Editora LabCom – IFP, 2016.
PICADO, Benjamin; SOUZA, Maria Carmem Jacob de. Dimensões da autoria e do estilo na ficção seriada televisiva. Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 53-77, maio/ago. 2018.
RUGG, Linda Haverty. Self-projection: the director’s image in art cinema. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2014.
SAYAD, Cecilia. Performing authorship: self-inscription and corporeality in the cinema. London: IB Taurus, 2013.
THE PLAYLIST. New, graphic “The house that jack built” posters are examples of Lars von Trier trolling at its finest, 26 september 2018. 2 cartaz, color. Disponível em: https://theplaylist.net/house-jack-built-posters-von-trier-20180926 . Acesso em 20/04/2019
WONG, Cindy Hing-Yuk. Film festivals: culture, people and power on the global screen. London: Rutgers University Press, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Gustavo Henrique Ferreira Bittencourt, Josimey Costa da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).