A obra além de si: a arte da terra captada pelo olhar cinematográfico, um gesto documental
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201947.20-38Palavras-chave:
Arte contemporânea. Cinema experimental. Land art. Spiral Jetty. Temporalidade.Resumo
Em 1970, o artista americano Robert Smithson construiu, no final do Great Salt Lake, uma obra que se tornou emblemática para a Land art: o Spiral Jetty. Em seu filme homônimo, ao sobrevoar o Spiral Jetty em um helicóptero, o artista apreende um relatório em escala que desorienta o espectador, bem como evita que o trabalho seja definitivamente fixado em seu destino no museu. Em Casting a Glance, o artista americano James Benning desenvolve uma reflexão sobre o olhar que funciona na era contemporânea. Seu filme é um relato fragmentário de suas repetidas viagens ao Great Salt Lake para ver o Spiral Jetty. Finalmente, a artista visual Tacita Dean também deixa nas pegadas do Spiral Jetty o filme que ela dedica ao autor de ficção científica JG Ballard, cuja obra The Voices of Time construiu – em um futuro que sugere uma ameaça de desaparecimento da espécie – uma enorme mandala no deserto. Diante desses três exemplos, é necessário pensar sobre essa experiência estética surpreendente de um trabalho que funciona além de si mesmo. Em uma derrubada epistemológica de sua própria ontologia, a Land art encontra por registro cinematográfico um lugar heterodoxo para arte e natureza como entidade inseparável (o cinema, a galeria de exposições...). Das várias modalidades fílmicas citadas como exemplos, questionaremos a aporia de tal abordagem.
Downloads
Referências
AULT, Julie. Using the Earth as a map of himself: the personal conceptualism of James Benning. In: PICHLER, Barbara; SLANAR, Claudia (dir.). James Benning. Vienna: Österreichisches Filmmuseum, 2007. p. 88-116.
BALLARD, J. G. Le Monde englouti. Paris: Gallimard, 2011.
BALLARD, J. G. Les voix du temps. In: BALLARD, J. G. Nouvelles complètes 1956/1962. Auch: Tristram, 2008. p. 291-333.
BALLARD, J. G. Lettre à Tacita Dean, 4 décembre 2007.
BECKER, Harold. Les Mondes de l’art. Paris: Flammarion, 1988.
BELLOUR, Raymond. L’entre-images 2: mots, images. Paris: P.O.L., 1999.
BELLOUR, Raymond. Smithson, Benning. In: BELLOUR, Raymond. La Querelle des dispositifs: cinéma – installations, expositions. Paris: P.O.L., 2012. p. 343-358.
BERGSON, Henri. Le souvenir du présent et la fausse reconnaissance. Paris: Puf, 2012.
CASTING a glance. Réalisateur: James Benning. USA, 2007. 16 mm (77 min).
CORTADE, Ludovic. Immobilité et réception. In: CORTADE, Ludovic. Le cinéma de l’immobilité. Paris: Publications de la Sorbonne, 2008. p. 167-204.
ELMALEH, Eliane. La terre comme substance ou le Land Art. Revue française d’études américaines, [s. l.], v. 93, n. 3, p. 65-77, 2002. Disponible en: https://www.cairn.info/revue-francaise-d-etudes-americaines-2002-3-page-65.htm. Consulté le: 10 août 2016.
FILM. Réalisateur: Tacita Dean. England, 2011. 1 Installation, 35 mm.
FORREST, Brian. JG. Los Angeles, 2014. Photographie, color.
FOSTER, Hal. La passion du signe. In: FOSTER, Hal. Le Retour du réel: situation actuelle de l’avant-garde. Bruxelles: La lettre volée, 2005. p. 99-126.
GIORGONI, Gianfranco. Spiral Jetty. USA, 1970. Photographie, black and white.
INVISIBLE Film. Réalisateur: Melik Ohanian. France, 2005. 1 Installation (90 min), Projection vidéo sonore (HDCam vidéo), 35 mm.
JG. Réalisateur: Tacita Dean. England, 2013. 1 Installation (27 min) 35 mm anamorphique.
LIPPARD, Lucy R.; CHANDLER, John. Six years: the dematerialization of the art object from 1966 to 1972 a cross-reference book of information on some esthetic boundaries. New York: Praeger, 1973.
SMITHSON, Robert. Towards the development of a “cinema cavern”. USA,1971. Pencil, photograph, tape.
SMITHSON, Robert. Une sédimentation de l’esprit: Earth Projects (1968). In: SMITHSON, Robert. Robert Smithson: une rétrospective, le paysage entropique 1960-1973. Marseille: Musées de Marseille, 1994. p. 197.
SPIRAL Jetty. Réalisateur: Robert Smithson; Nancy Holt. USA,1970. 16 mm (32 min), color.
STEINMETZ, George. Spiral Jetty. Corbis, 2002. 1 photographie.
TIBERGHIEN, Gilles A. Land art. Paris: Carré, 1995.
WAVELENGTH. Réalisateur: Michael Snow. USA, 1967. 16 mm (45 min) color.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Benjamin Leon

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).