“De tanto poupar em educação ficaremos ricos em ignorância”: contranarrativas juvenis no movimento de ocupação de escolas no Rio Grande do Sul

Araciele Maria Ketzer, Rosane Rosa

Resumo


O movimento de ocupação das escolas públicas brasileiras por estudantes secundaristas no período de 2015-2016 constituiu um fenômeno que evidenciou o protagonismo juvenil e pautou a precariedade da educação básica nas discussões da agenda pública e midiática. Além de ocupar as escolas e as ruas, os/as estudantes ocuparam as redes sociais, como o Facebook, para expressar suas opiniões e demandas. Partindo desse cenário, nosso objetivo central é investigar como os/as estudantes secundaristas do Rio Grande do Sul mobilizaram-se e apropriaram-se das redes sociais para construir uma comunicação de resistência e sua autorrepresentação. Para tanto, utilizaremos uma combinação de abordagens metodológicas, como a pesquisa exploratória, entrevistas semiestruturadas e a observação online-sistemática das páginas, no Facebook, das escolas ocupadas pelos estudantes entrevistados. Como resultado, podemos destacar a existência de uma gestão participativa e colaborativa, a capacidade de mobilização, postura crítica e política em relação à mídia hegemônica, propositiva em relação à educação pública, e o uso de criativas estratégias e linguagens na autocomunicação e autorrepresentação. Esse cenário remete ao caráter educomunicativo das práticas construídas na mobilização estudantil em prol da educação pública.


Palavras-chave


Escola pública; Movimento estudantil secundarista; Educomunicação; Redes sociais online; Contranarrativas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.120-143



Intexto | E-ISSN 1807-8583 | Facebook | Google Scholar 

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 sala 519 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: Intexto @ufrgs.br

Membro Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária DORA (San Francisco Declaration on Research Assessment)