A construção dos conceitos de comunidade, identidade e memória a partir da prática da comunicação comunitária
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.97956Palavras-chave:
Mídia comunitária, Memória, Identidade, Comunidade, Comunicação SocialResumo
Este artigo tem o objetivo de verificar como se configuram os conceitos de comunidade, identidade e memória a partir de iniciativas práticas de mídia comunitária. A proposta parte de uma perspectiva inversa à lógica comumente vista: no lugar de trazer conceitos para explicar realidades empíricas, procura verificar como os conceitos se constroem a partir das experiências. Para isso, propomos uma Análise de Conteúdo, de abordagem qualitativa, sobre um corpus composto por 30 artigos acadêmicos publicados em eventos científicos e livros da área da Comunicação Social, que registram experiências de mídia comunitária. Entre os principais resultados, destacamos que as experiências cotidianas de uma comunidade “traduzidas” por seus veículos, bem como pela prática de produção desses veículos, revelam uma dimensão de ordem afetiva, vinculativa, identitária e histórica do grupo envolvido, na qual conceitos de comunidade, identidade e memória ganham outros contornos, funções e evidências.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vertice, 1990.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.
KRIPPENDORFF, K. Metodologia de Analisis de Contenido. Barcelona: Ediciones Paidós, 1990.
PAIVA, R. O espírito comum – Comunidade, mídia e globalismo. Petrópolis: Vozes, 1998.
PAIVA, R. Para interpretar a comunicação comunitária. In: PAIVA, R. O retorno da comunidade: (os novos caminhos do social). Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. p. 133-148.
PERUZZO, C. M. K. Mídia Local e Suas Interfaces com a Mídia Comunitária. Anuário UNESCO/UMESP de Comunicação Regional. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco/UMESP, 2003.
PERUZZO, C. M. K. Mídia local e suas interfaces com a mídia comunitária no Brasil. In: Anuário Internacional de Comunicação Lusófona. São Paulo: LUSOCOM, 2006, 4, p. 141-162.
PERUZZO, C. M. K.; OTRE, M. A. C.. (org.). Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa no Brasil: Sinais de resistência e de construção da cidadania. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2015.
NORA, P. Entre memória e história: A problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo, 1993, 6, p. 6-28.
SODRÉ, M. Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.
SODRÉ, M. A ciência do comum – Notas para um método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.
STUMPF, I. R. C. Pesquisa bibliográfica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2011. p. 51-61.
TÖNNIES, F. Comunidade e Sociedade como entidades típico-ideais. In: FERNANDES, F. (Org.). Comunidade e sociedade: leituras sobre problemas conceituais, metodológicos e de aplicação. São Paulo: Editora Nacional e Editora da USP, 1973. p. 96-116.
WEBER, M. Comunidade e sociedade como estruturas de socialização. In: FERNANDES, F (Org.). Comunidade e sociedade: leituras sobre problemas conceituais, metodológicos e de aplicação. São Paulo: Editora Nacional, 1973. p. 140-143.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Camila Escudero, Lucia Caetano, Eduardo Reina

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.