À distância
elementos para uma sociologia do contato num contexto de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.1590/18070337-112451Palavras-chave:
tato, amor, corpo, sinistro, distanciamento social, pandemiaResumo
Exploramos neste texto a reconfiguração das relações sociais sob a imposição do distanciamento físico no contexto da pandemia de Covid-19. Especificamente, analisamos a perda da dimensão háptica das relações socioeróticas e a transformação sociocultural que isso acarreta. A partir do trabalho de campo à distância, exploramos como nosso próprio corpo e o daqueles com quem temos vínculos sociais afetivos se tornaram sinistros, ou seja, familiares e estranhos. Por fim, sustentamos que a suspensão momentânea do fundo histórico e cultural comum das relações socioafetivas nos permitiu identificar suas condições de possibilidade, revelando-as não apenas como intersubjetivas, mas também definidas por outros agentes que determinam a ecologia dessas relações.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. “Aclaraciones”. Comunizar, 2020. Disponible en: http://comunizar.com.ar/giorgio-agamben-aclaraciones/
BAU, Andrea. Elogio de la mano: el tacto, la mano y la piel en el discurso médico de la primera modernidad. Ingenium, v. 12, p. 101-126, 2018.
BAUDRILLARD, Jean. Cultura y simulacro. Barcelona: Kairós, 1978.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido. México: FCE, 2005.
BRYANT, Levi. A world is ending. Lockdown Theory #12. Identities, 3 abr. 2020. Disponible en: https://identitiesjournal.edu.mk/index.php/IJPGC/announcement/view/21
CLASSEN, Cosntance. The deepest sense: a cultural history of touch. Urbane: University of Illinois Press, 2012.
CENTROS PARA EL CONTROL Y LA PREVENCIÓN DE ENFERMEDADES – CDC. Distanciamiento social, 17 nov. 2020. Disponible en: https://espanol.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/social-distancing.html
CROSSLEY, Nick. Body techniques, agency and intercorporeality: on Goffman’s relations in public. Sociology, v. 29, n. 1, p. 133-149, 1995.
DELANDA, Manuel. A new philosophy of society. Londres: Continuum, 2006.
DUNBAR, Robin. The social role of touch in humans and primates: behavioural function and neurobiological mechanisms. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, v. 34, n. 2, p. 260-268, 2010.
ENFIELD, Nick. Relationship thinking and human pragmatics. Journal of Pragmatics, v. 41, p. 60-78, 2009.
ESTAMOS, estarás. Intérpretes: Gabo Ferro y Luciana Jury. Compositor: Gabo Ferro. In: EL VENENO de los milagros. Intérpretes: Gabo Ferro y Luciana Jury. Argentina: Oui Oui Records, 2014. Mp3. Faixa 2.
FREUD, Sigmund. Obras completas. Madrid: Biblioteca Nueva, 1968. Vol. 7.
FREUD, Sigmund. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 1986. Vol. 21.
FULKERSON, Matthew. Touch without touching. Philosophers’ Imprint, v. 12, n. 5, p. 1-15, 2012.
GARCÍA ANDRADE, Adriana. El amor como problema sociológico. Acta sociológica, v. 66, p. 35-60, 2014.
GARFINKEL, Harold. Studies of the routine grounds of everyday activities. Social Problems, v. 11, n. 3, p. 225-250, 1964.
GOFFMAN, Erving. Interaction ritual: essays in face-to-face behavior. Chicago: Aldine Publishing Company, 1967.
HAKKEN, David. Cyborgs@Cyberspace. An ethnographer looks to the future. Nueva York: Routledge, 1999.
HARAWAY, Donna. Ciencia, cyborgs y mujeres: La reinvención de la naturaleza. Madrid: Cátedra, 1991.
HIGHMORE, Ben. Formations of feelings, constellations of things. Cultural Studies Review, v. 22, n. 1, p. 144-167, 2016.
HORNBORG, Alf. Relationism as revelation or prescription? Some thoughts on how Ingold’s implicit critique of modernity could be harnessed to political ecology. Interdisciplinary Science Reviews, v. 43, n. 3-4, p. 253-263, 2018.
HOWES, Davis. El creciente campo de los estudios sensoriales. Revista Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpos, Emociones y Sociedad, v. 15, p. 10-26, 2014.
ILLOUZ, Eva. Por qué duele el amor. Buenos Aires: Katz, 2012.
INGOLD, Tim. Worlds of sense and sensing the world. Social Anthropology/Anthropologie Sociale, v. 19, n. 3, p. 313-317, 2011.
INGOLD, Tim. A evolução da sociedade. In: FABIAN, Andrew (ed.). Evolução: sociedade, ciencia e universe. Bauru: Edusc, 2003. pp. 107-131.
INGOLD, Tim. The perception of environment: essays on livelihood, dwelling and skill. Londres: Routledge, 2000.
INGOLD, Tim. Becoming persons: consciousness and sociality in human evolution. Cultural Dynamics, Londres, v. 4, n. 3, p. 355-378, 1991.
JEWITT, Carey; MACKLEY, Kerstin. Methodological dialogues across multimodality and sensory ethnography: digital touch communication. Qualitative Research, v. 19, n. 1, p. 90-110, 2018.
KATILA, Julia; GAN, Yumei; GOODWIN, Marjorie. Interaction rituals and ‘social distancing’: New haptic trajectories and touching from a distance in the time of COVID-19. Discourse Studies, Londres, v. 22, n. 4, p. 418-440, 2020.
KAUFMANN, Jean Claude. L’étrange histoire de l’amour heureux. París: Pluriel, 2010.
KOLNAI, Aurel. On disgust. Chicago: Open Court, 2004.
LE BRETON, David. El sabor del mundo. Una antropología de los sentidos. Buenos Aires: Nueva Visión, 2009.
LE BRETON, David. La sociología del cuerpo. Buenos Aires: Nueva Visión, 2002.
MARION, Jean-Luc. El fenómeno erótico. Buenos Aires: Cuenco de Plata, 2005.
MENNINGHAUS, Winfried. Disgust, the theory and history of a strong sensation. Albany: State University of New York Press, 2003.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenología de la percepción. España: Planeta-De Agostini, 1993.
ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD – OMS. Declaración sobre la segunda reunión del Comité de Emergencias del Reglamento Sanitario Internacional (2005) acerca del brote del nuevo coronavirus (2019-nCoV). WHO.int, 30 ene. 2020a. Disponible en: https://www.who.int/es/news/item/30-01-2020-statement-on-the-second-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel-coronavirus-(2019-ncov)
ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD – OMS. Coronavirus Press Conference. WHO.int, 20 mar. 2020. Disponible en: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/transcripts/who-audio-emergencies-coronavirus-press-conference-full-20mar2020.pdf?sfvrsn=1eafbff_0
RICOEUR, Paul. Tiempo y narración III. El tiempo narrado. Buenos Aires: Siglo XXI, 2009.
RIMBAUD, Arthur. Una temporada en el infierno. Buenos Aires: Eudeba, 2012.
ROBBEN, Antonius. Un trabajo de campo desde la distancia: las paradojas de una antropología de la guerra al terror. In: BULLEN, Margaret; DÍEZ, María (eds.). Retos teóricos y nuevas prácticas. Donostia: Ankulegi Antropologia Elkartea, 2008. pp. 55-87.
ROMANIA, Vincenzo. Interactional anomie? Imaging social distance after COVID-19: a Goffmanian perspective. Sociologica, v. 14, n. 1, p. 51-66, 2020.
SCHELLING, Friedrich. Filosofía del arte. Madrid: Tecnos, 2006.
SIMMEL, Georg. Sociología. México: FCE, 2014.
STENDHAL. Del amor. Madrid: Alianza, 2011.
TAHHAN, Diana. Touching at depth: the potential of feeling and connection. Emotion, Space and Society, Amsterdam, v. 7, p. 45-53, may. 2013.
TAYLOR, Charles. 1993. Engaged agency and background in Heidegger. In: GUIGNON, Charles (ed.). The Cambridge Companion to Heidegger. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. p. 317-336.
THE GREAT BARRINGTON DECLARATION. Great Barrington Declaration, 2020. Disponible en: https://gbdeclaration.org/
VOLVER A ABRAZARSE, pero entre plásticos. El Tiempo, 18 jun. 2020. Disponible en: https://www.eltiempo.com/cultura/gente/coronavirus-en-espana-residencia-de-ancianos-permite-abrazos-con-plastico-508278
WEITMAN, Sasha. On the elementary forms of the socioerotic life. Theory, Culture & Society, v. 15, n. 3-4, p. 71-110, 1998.
ZULAIKA, Joseba. 2008. Etnografía del deseo. In: BULLEN, Margaret; DÍEZ, María (eds.). Retos teóricos y nuevas prácticas. Donostia: Ankulegi Antropologia Elkartea, 2008. pp. 241-278.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniel Castaño Zapata, Gabriel Ruiz Romero

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.