Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Sociologias?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para submissão

Sociologias aceita trabalhos inéditos na forma de artigos, resenhas e comunicações de pesquisas em ciências sociais que apresentem contribuições inovadoras e relevantes em sua área temática e demonstrem clareza e correção textuais, rigor teórico e metodológico em sua construção e potencial para avançar o conhecimento sociológico na área específica em foco. As contribuições podem ser submetidas nos idiomas português, espanhol, francês ou inglês.

Artigos submetidos em inglês ou francês, uma vez aprovados no processo de avaliação, deverão ser traduzidos para o português e publicados nos dois idiomas, ficando os autores responsáveis pela tradução, que poderá ser realizada por tradutores de livre escolha dos autores ou escolhidos em lista sugerida pela revista.

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à Sociologias, isto é, não poderão ser submetidos simultaneamente a outro(s) periódico(s) e assim permanecer até o final do processo de avaliação.

A revista não assume responsabilidade por análises e considerações emitidas pelos autores.

Antes de submeter seus manuscritos, autores devem certificar-se de ter atendido todas as diretrizes, inclusive exclusão de quaisquer elementos que impeçam a avaliação cega, como autorreferências, agradecimentos e identificação nas propriedades do documento. Devem assegurar também que o manuscrito tenha passado por uma revisão gramatical cuidadosa. Manuscritos com problemas de redação serão devolvidos sem passar por etapas de avaliação de escopo.

As submissões de manuscritos, para qualificarem-se à avaliação editorial e por pares, devem atender aos critérios detalhados a seguir.

Condições para submissão

Para submissões às seções ArtigosInterfacesBrazil Today e Entrevistas, pelo menos um dos autores deve possuir título de Doutor e, em caso de coautoria, o primeiro autor deve ter pelo menos o título de mestre. Admitem-se manuscritos com, no máximo, quatro autores.

Para submissões à seção Resenhas, os autores devem ter pelo menos o título de mestre.

Forma de submissão

Submissões para publicação em Sociologias devem ser feitas exclusivamente através da página da revista na plataforma Seer/UFRGS: https://seer.ufrgs.br/sociologias/index

Para fazer a submissão de manuscritos a qualquer seção da revista, autores devem acessar a página de Sociologias na plataforma SEER <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/index/user/register>, com seu login e senha ou, caso ainda não disponham desses, realizar cadastro completo, incluindo seu registro no Orcid e minibiografia (incluindo formação e papel na instituição de filiação). Em seguida, iniciar o processo de cinco passos para submissão, conforme orientado na plataforma.

O manuscrito deve estar apresentado em formato A4, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, recuo de primeira linha de 1,25 cm e margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm. Deve conter título e resumo (de até 250 palavras) no idioma em que está sendo submetido e em inglês, até cinco (5) palavras-chave que permitam a adequada indexação do artigo e lista de referências organizada conforme normas ABNT.

Para assegurar o anonimato na avaliação, o manuscrito não deve conter qualquer identificação de autoria (autorreferências, agradecimentos, ou nome nas propriedades do arquivo submetido). Autorreferências no texto devem ser substituídas pela palavra “Autor” seguida do ano da referência (por ex. Autor, 2020) e totalmente excluídas da lista de referências.

Estrutura do texto

O resumo deve, necessariamente, expor com clareza o objeto de estudo, os objetivos do trabalho, os métodos utilizados e os resultados ou conclusões.

Manuscritos submetidos às seções ArtigosInterfaces e Entrevistas devem ter no máximo 8.000 palavras ou 22 páginas, incluindo resumo e referências.

Manuscritos submetidos à seção Brazil Today devem contar no máximo 850 palavras ou duas (2) páginas. As contribuições devem ser escritas em linguagem acessível a não especialistas e deixar clara a contribuição da pesquisa para o entendimento do Brasil atual. Os resumos devem incluir a referência bibliográfica completa da publicação ou outra produção original em português, junto com o link de acesso, se a produção estiver disponível online.

Manuscritos submetidos à seção Resenhas devem contar, no máximo, com 4.500 palavras ou 10 páginas, incluindo resumo e referências. Esta seção aceita resenhas, em português ou espanhol, de obras publicadas recentemente no Brasil (há dois anos ou menos). Aceitam-se resenhas de obras em língua estrangeira ainda inéditas em português, com abordagens relevantes para as ciências sociais.

Para todas as seções, o manuscrito submetido deve ser apresentado em sua versão final sem destaques ou marcas de revisão, redigido de forma clara e com correção ortográfica e gramatical, usar linguagem inclusiva e evitar, na medida do possível, termos rebuscados e pouco frequentes que possam dificultar a leitura sem contribuir para o conhecimento na área em foco. Notas de rodapé devem ser limitadas a um mínimo essencial. Anexos e apêndices não serão aceitos, exceto se indispensáveis à compreensão do texto principal.

Citações ao longo do texto devem obedecer ao sistema autor-data, sem utilizar caixa alta para o nome (por ex., Moser, 1985). A lista de referências deve estar disposta em ordem alfabética pelo sobrenome do autor principal e seguir o padrão ABNT. A lista não deve utilizar traço contínuo para obras de mesma autoria e sim repeti-la. Na lista deve-se utilizar nomes completos (SOBRENOME, nome por extenso) e não apenas sobrenome seguido de inicial. A lista deve conter apenas as referências citadas no texto.

Desenhos, gráficos, mapas, tabelas, quadros e fotografias devem ser numerados, conter título e fonte e estar incluídos no final do documento, com indicação clara ao longo do texto do local onde devem ser inseridos. Além disso, devem ser incluídos como documentos suplementares no formato original em que foram criados (Excel, Power Point etc.).

Títulos de seção e subtítulos não devem utilizar caixa alta, tendo só a primeira letra capitalizada, e devem deixar clara sua hierarquia: subtítulos de 1º nível devem usar fonte 12 e ser negritados, subtítulos de 2º nível, fonte 12 em itálico negritado; 3º nível, fonte 12 em itálico não negritado.

Citações literais curtas (menos de três linhas) serão integradas ao parágrafo, entre aspas e seguidas pelo sobrenome do autor referido no texto, ano de publicação e página(s) do texto citado, tudo entre parênteses e separado por vírgulas. Citações de mais de três linhas serão destacadas do texto em parágrafo especial, em fonte 11, sem uso de itálico e aspas e com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda.

A lista de referências deve seguir a norma ABNT NBR 6023, conforme exemplos a seguir:

a) Livro

MOSER, Anita. A nova submissão: mulheres da zona rural no processo de trabalho industrial. Porto Alegre: EDIPAZ, 1985. (Coleção Debate e Crítica).

CÂNDIDO, Antônio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1968.

b) Capítulo de livro

LEMOS, Carlos A. O morar em São Paulo no tempo dos italianos. In: DE BONI, Luis A. (org.). A presença italiana no Brasil. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia, 1990. p. 401-409.

HASENBALG, Carlos; SILVA, Nelson do V. Notes on racial and political inequality in Brazil. In HANCHARD, Michael (ed.) Racial politics in contemporary Brazil. Durham: Duke University Press, 1999. p. 154-178.

c) Artigo de periódico

NOGUEIRA, Ronidalva. Michel Foucault numa breve visita às prisões de Pernambuco. Cadernos de Estudos Sociais, v. 6, n. 2, p. 269-282, 1990.

d) Artigo em jornais e revistas

O REI está nú (2): adianta, porém, constatar o óbvio? Isto é, São Paulo, n. 1189, p. 15, 15 jul. 1992. Editorial.

e) Teses e dissertações

SILVA, Nelson do V. Black-white income differentials in Brazil. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de Michigan, Michigan, 1978.

f) Verbete

PISTONE, Sérgio. Bonapartismo. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 1986. p. 118-119.

BAUMGARTEN, Maíra. Tecnociência e trabalho. In: Antonio David Cattani; Lorena Holzmann. (Orgs.). Dicionário Trabalho e Tecnologia. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006, v. 1, p. 283-288. 

g) Informação de websites e blogs*

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA.   Conheça o IBICT. Disponível em: <http://www.ibict.br/ibict/frame.htm>.

* Data de acesso só é necessária quando tratar-se de informação não estável ou atualizada com frequência.

 

Envio de manuscritos

 

Os(as) autores(as) devem realizar cadastro no sistema SEER (http://www.seer.ufrgs.br/index.php/index/user/register) e iniciar o processo dos cinco passos para submissão, seguindo as instruções.

 

Envio de manuscritos

 

Os(as) autores(as) devem realizar cadastro no sistema SEER (http://www.seer.ufrgs.br/index.php/index/user/register) e iniciar o processo dos cinco passos para submissão, seguindo as instruções.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. As informações de todos/as autores/as foram preenchidas, incluindo registro ORCID.
  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  3. Pelo menos um dos autores possui título de Doutor e, em caso de coautoria, o primeiro autor possui pelo menos o título de mestre e o manuscrito possui no máximo quatro autores. No caso de resenhas é permitida a autoria de mestres.
  4. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  5. O arquivo submetido deve conter título e resumo (de até 250 palavras) no idioma em que está sendo submetido e em inglês, e até cinco (5) palavras-chave que permitam a adequada indexação do artigo e lista de referências conforme normas ABNT.
  6. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  7. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); figuras e tabelas estão ao final do documento e em arquivo fonte suplementar, com indicações claras de onde devem ser inseridas ao longo do texto.
  8. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  9. A identificação de autoria do manuscrito foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo  o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.