Fronteiras agrícolas e desenvolvimento territorial – ações de governo e dinâmica do capital

Autores

  • Erneldo Elisa Schallenberger PUCRS
  • Iara Elisa Schneider Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Migrações, Colonização, Fronteiras agrícolas, Desenvolvimento territorial,

Resumo

O artigo desenvolve um estudo comparativo entre os processos de colonizaçãoe desenvolvimento territorial das regiões Oeste do Paraná e Alto Teles Pires– MT. Centra a sua abordagem na variável da influência do público e do privado -manifesta nas políticas públicas e na dinâmica do capital - sobre a organização dosterritórios das fronteiras agrícolas em questão. Toma como referência as políticasagrárias e agrícolas dos períodos históricos da era Vargas e do regime militar do pós1964 e sua incidência sobre a construção territorial das fronteiras de colonização.Fundado na análise histórico-comparativa, evidencia a articulação dos sujeitos sociaisfrente as demandas do Estado e do mercado e busca aferir as implicações detais demandas sobre a organização da sociedade e sobre o desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erneldo Elisa Schallenberger, PUCRS

Dr. em História pela PUCRS; professor do CCHS e do Programa de Mestrado em DesenvolvimentoRegional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE;membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Fronteiras e Desenvolvimento Regional.

Iara Elisa Schneider, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Socióloga; mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Como Citar

SCHALLENBERGER, E. E.; SCHNEIDER, I. E. Fronteiras agrícolas e desenvolvimento territorial – ações de governo e dinâmica do capital. Sociologias, [S. l.], v. 12, n. 25, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/17741. Acesso em: 29 abr. 2025.