Fronteiras agrícolas e desenvolvimento territorial – ações de governo e dinâmica do capital
Mots-clés :
Migrações, Colonização, Fronteiras agrícolas, Desenvolvimento territorial,Résumé
O artigo desenvolve um estudo comparativo entre os processos de colonizaçãoe desenvolvimento territorial das regiões Oeste do Paraná e Alto Teles Pires– MT. Centra a sua abordagem na variável da influência do público e do privado -manifesta nas políticas públicas e na dinâmica do capital - sobre a organização dosterritórios das fronteiras agrícolas em questão. Toma como referência as políticasagrárias e agrícolas dos períodos históricos da era Vargas e do regime militar do pós1964 e sua incidência sobre a construção territorial das fronteiras de colonização.Fundado na análise histórico-comparativa, evidencia a articulação dos sujeitos sociaisfrente as demandas do Estado e do mercado e busca aferir as implicações detais demandas sobre a organização da sociedade e sobre o desenvolvimento local.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Comment citer
SCHALLENBERGER, E. E.; SCHNEIDER, I. E. Fronteiras agrícolas e desenvolvimento territorial – ações de governo e dinâmica do capital. Sociologias, [S. l.], v. 12, n. 25, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/17741. Acesso em: 29 avr. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.