A voz do usuário no sistema hospitalar: ouvidorias

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiza Helena Pereira

Palavras-chave:

ouvidoria hospitalar, relações institucionais, saúde, políticas públicas

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre uma nova prática gerencial no campo da saúde: a criação de serviços de ouvidoria em hospitais públicos. Em Porto Alegre, dois hospitais públicos são exemplos da implantação desse tipo de serviço. O texto situa o surgimento de ouvidorias no contexto da sociedade brasileira, especialmente focalizando a área da saúde e hospitais. A seguir discute o interesse dos hospitais em implantar ouvidorias e analisa as ouvidorias hospitalares como dispositivos que possibilitam a redefinição de relações institucionais implicando em envolvimento e em disciplinamento de usuários e de trabalhadores em saúde. Concluí afirmando que os principais efeitos institucionais e sociais provocados pela ação das ouvidorias hospitalares foram a divulgação dos projetos liberal e reformador de alterações do sistema de saúde no Brasil e a redefinição de algumas das relações institucionais vigentes, sendo, porém, portadoras de um elevado potencial de democratização dessas relações.

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Biografia do Autor

Luiza Helena Pereira

Professora do Departamento de Sociologia da UFRGS.

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Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; PEREIRA, L. H. A voz do usuário no sistema hospitalar: ouvidorias. Sociologias, [S. l.], v. 4, n. 7, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5780. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução