O Ensino de Sociologia como tema de pesquisa na pós-graduação brasileira (1993-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-0337/e131987

Palavras-chave:

pós-graduação, estado da arte, ensino de sociologia, campo

Resumo

O Ensino de Sociologia se tornou obrigatório no currículo do ensino médio em 2008, estimulando um debate – embasado especialmente nos estudos do “Estado da Arte” – em torno da consolidação da Sociologia como um campo ou subcampo de pesquisa no Brasil. Os balanços dessa produção científica que analisa trabalhos da pós-graduação não discutiram os efeitos do Mestrado Profissional em Sociologia (ProfSocio) e da Lei nº 13.415, de 2017, que excluiu a obrigatoriedade nominal dessa disciplina no ensino médio. Assim, este artigo, caracterizado metodologicamente pelo “Estado da Arte”, objetiva atualizar o debate sobre o ensino de Sociologia como tema de pesquisa na pós-graduação brasileira, com base no Banco de Teses e Dissertações da Capes. Os resultados indicam um aumento significativo de pesquisas, com ênfase para a região Nordeste, quando se leva em consideração o ProfSocio. Também evidencia a elevada participação feminina no conjunto da produção, bem como da relação intrínseca, ainda que não exclusiva, entre as áreas de Educação e Ciências Sociais no conjunto da produção acadêmica.

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Biografia do Autor

Marcelo Pinheiro Cigales, Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília

Licenciado em Ciências Sociais (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Doutor e pós-doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (SOL/UNB). 
 

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas. Pós-doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2025-05-06

Como Citar

CIGALES, M. P.; DAS NEVES BODART, C. . O Ensino de Sociologia como tema de pesquisa na pós-graduação brasileira (1993-2021). Sociologias, [S. l.], v. 27, n. 64, p. e131987, 2025. DOI: 10.1590/1807-0337/e131987. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/131987. Acesso em: 14 jun. 2025.

Edição

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Artigos