PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROMOÇÃO AO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v7i2.134054

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação Profissional em Saúde Pública, Uso Racional de Medicamentos, Saúde Pública, Sistema Único de Saúde

Resumo

O uso racional de medicamentos (URM) está previsto na Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e na Política Nacional de Medicamentos (PNM), na garantia de produtos seguros, eficazes e com qualidade. Para promover o URM são necessárias ações com a população e profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) que possam repercutir positivamente na compreensão destas políticas públicas de saúde. Este estudo analisou práticas e demandas de educação em saúde dos profissionais da APS voltadas à promoção do URM. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionário autoaplicável a profissionais de nível superior que atuam na APS em 12 municípios pertencentes à 27ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul. Participaram do estudo 67 de um total de 288 profissionais de nível superior, no período de abril a julho de dois mil e vinte e dois. Houve identificação da realização de ações exitosas voltadas à automedicação, guarda, descarte correto de medicamentos e inserção do farmacêutico no cuidado na APS. Como fragilidades identificou-se o não reconhecimento da PNAF e da PNM por 39% dos respondentes, todos de áreas distintas da farmácia. Os profissionais de saúde participantes deste estudo recebem demandas relacionadas a medicamentos em sua rotina de trabalho, o que requer o reconhecimento dessas políticas públicas de saúde. Dos participantes da pesquisa, 57% declararam nunca ter participado de ações de Educação Permante em Saúde (EPS) sobre a promoção do URM. O estudo mostrou a necessidade da inserção do tema do URM na agenda de EPS dos municípios pesquisados, objetivando a construção da qualificação do cuidado em saúde para implantação da PNAF e da PNM e de forma transversal o URM. Sugere-se a continuidade das investigações em outros locais, considerando diferentes atores sociais para ampliar as análises sobre esta temática.

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Biografia do Autor

Viviane Durigon, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SESRS). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Farmacêutica. Especialista em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SESRS). Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Mestre em Ensino na Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Maria Gabriela Borges Hermes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda em Farmácia. Bolsista de Iniciação Científica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Nathalia Gonçalves de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda em Farmácia. Bolsista de iniciação científica Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Catharina Hernandez Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda em Filosofia. Bolsista de Iniciação Científica  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Denise Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Farmacêutica. Doutora em Ciências Biológicas. Professora Titular da Faculdade de Farmácia. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

DURIGON, V.; HERMES, M. G. B.; ALMEIDA, N. G. de; VASCONCELOS, C. H.; BUENO, D. PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROMOÇÃO AO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e134054, 2023. DOI: 10.54909/sp.v7i2.134054. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/134054. Acesso em: 29 abr. 2025.

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