PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROMOÇÃO AO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v7i2.134054Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação Profissional em Saúde Pública, Uso Racional de Medicamentos, Saúde Pública, Sistema Único de SaúdeResumo
O uso racional de medicamentos (URM) está previsto na Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e na Política Nacional de Medicamentos (PNM), na garantia de produtos seguros, eficazes e com qualidade. Para promover o URM são necessárias ações com a população e profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) que possam repercutir positivamente na compreensão destas políticas públicas de saúde. Este estudo analisou práticas e demandas de educação em saúde dos profissionais da APS voltadas à promoção do URM. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionário autoaplicável a profissionais de nível superior que atuam na APS em 12 municípios pertencentes à 27ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul. Participaram do estudo 67 de um total de 288 profissionais de nível superior, no período de abril a julho de dois mil e vinte e dois. Houve identificação da realização de ações exitosas voltadas à automedicação, guarda, descarte correto de medicamentos e inserção do farmacêutico no cuidado na APS. Como fragilidades identificou-se o não reconhecimento da PNAF e da PNM por 39% dos respondentes, todos de áreas distintas da farmácia. Os profissionais de saúde participantes deste estudo recebem demandas relacionadas a medicamentos em sua rotina de trabalho, o que requer o reconhecimento dessas políticas públicas de saúde. Dos participantes da pesquisa, 57% declararam nunca ter participado de ações de Educação Permante em Saúde (EPS) sobre a promoção do URM. O estudo mostrou a necessidade da inserção do tema do URM na agenda de EPS dos municípios pesquisados, objetivando a construção da qualificação do cuidado em saúde para implantação da PNAF e da PNM e de forma transversal o URM. Sugere-se a continuidade das investigações em outros locais, considerando diferentes atores sociais para ampliar as análises sobre esta temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).