EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
QUALIFICAÇÃO DOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL EM UNIDADE DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE
Resumo
Em 2019, um novo modelo de financiamento foi implantado no Brasil e trouxe diferentes desafios. O Programa Previne Brasil alterou o repasse financeiro de fixo para variável e baseia-se em critérios de captação ponderada, desempenho e incentivo para ações estratégicas. Apresentar o relato de experiência sobre a construção de estratégias pedagógicas para aprimorar os processos de trabalho e indicadores do Previne Brasil em uma unidade de saúde. A partir da análise de inconsistências de cadastros no E-SUS e dos indicadores de desempenho no E-Gestor, identificaram-se os dados a serem qualificados. Foram planejadas oficinas com metodologias ativas aliadas à aprendizagem baseada em problemas, visando o desempenho satisfatório nos indicadores. O trabalho foi realizado no período de março de 2022, durante vivência de residentes de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Coordenadoria de Saúde Oeste, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. O plano de ação consistiu em identificar estratégias de melhorias que impactassem no cuidado à população e nos indicadores prioritários deste primeiro quadrimestre, relacionados ao acompanhamento de saúde das gestantes. Foram distribuídos materiais didáticos elaborados pelas residentes e realizaram-se oficinas de Educação Permanente em Saúde. A estratégia possibilitou identificar fragilidades nos atendimentos, na elaboração dos cadastros e nos registros. Os encontros sensibilizaram os profissionais para o alcance de resultados satisfatórios e qualificaram o processo de trabalho da equipe. A Educação Permanente em Saúde é um recurso essencial na construção do cuidado integral à saúde das pessoas, que vai além de um indicador de desempenho.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Indicadores de Saúde. Educação Permanente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).