EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

QUALIFICAÇÃO DOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL EM UNIDADE DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE

Authors

Abstract

Em 2019, um novo modelo de financiamento foi implantado no Brasil e trouxe diferentes desafios. O Programa Previne Brasil alterou o repasse financeiro de fixo para variável e baseia-se em critérios de captação ponderada, desempenho e incentivo para ações estratégicas. Apresentar o relato de experiência sobre a construção de estratégias pedagógicas para aprimorar os processos de trabalho e indicadores do Previne Brasil em uma unidade de saúde. A partir da análise de inconsistências de cadastros no E-SUS e dos indicadores de desempenho no E-Gestor, identificaram-se os dados a serem qualificados.  Foram planejadas oficinas com metodologias ativas aliadas à aprendizagem baseada em problemas, visando o desempenho satisfatório nos indicadores. O trabalho foi realizado no período de março de 2022, durante vivência de residentes de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Coordenadoria de Saúde Oeste, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. O plano de ação consistiu em identificar estratégias de melhorias que impactassem no cuidado à população e nos indicadores prioritários deste primeiro quadrimestre, relacionados ao acompanhamento de saúde das gestantes. Foram distribuídos materiais didáticos elaborados pelas residentes e realizaram-se oficinas de Educação Permanente em Saúde. A estratégia possibilitou identificar fragilidades nos atendimentos, na elaboração dos cadastros e nos registros. Os encontros sensibilizaram os profissionais para o alcance de resultados satisfatórios e qualificaram o processo de trabalho da equipe. A Educação Permanente em Saúde é um recurso essencial na construção do cuidado integral à saúde das pessoas, que vai além de um indicador de desempenho.

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Indicadores de Saúde. Educação Permanente.

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Author Biographies

Aline Vieira Medeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMSPOA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira. Especialização em Enfermagem Obstétrica e em Educação. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU) – Mestrado Profissional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Caroline Silveira da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMSPOA)

Fonoaudióloga. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente

Caroline Moreira Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nutricionista graduada pela UFRGS. Residente na Residência Multiprofissional de Saúde Coletiva pela UFRGS

Isabela Machado Penteado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Metodista IPA. Residente na Residência Multiprofissional de Saúde Coletiva pela UFRGS

Published

2022-11-14

How to Cite

MEDEIROS, A. V.; SILVEIRA DA SILVA, C.; MOREIRA CUNHA, C.; PENTEADO, I. M. . EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: QUALIFICAÇÃO DOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL EM UNIDADE DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE. Saberes Plurais, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 66, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122634. Acesso em: 21 may. 2025.

Issue

Section

Annals - II Exhibition of Technical Education Projects and Products in the SUS