PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Resumo
Situações que envolvem manejo de pessoas com problemas de saúde crônicos, polimedicadas e que transitam em outros níveis de atenção são comuns na Atenção Primária em Saúde (APS). Proporcionar o uso de medicamentos seguros, na quantidade e pelo tempo adequado, ao menor custo para o indivíduo e para a comunidade, situação que configura o uso racional de medicamentos (URM), é uma necessidade e ao mesmo tempo um desafio para a APS. Este projeto de pesquisa objetiva identificar estratégias de educação na saúde voltadas aos profissionais da APS que possam contribuir no reconhecimento das dimensões relacionadas ao URM. O estudo ocorrerá nos municípios da 27a Região de Saúde do Rio Grande do Sul e terá abordagem descritiva exploratória. Através de um instrumento de pesquisa pretende-se inferir, descobrir e observar as dimensões do URM nas práticas de saúde dos locais pesquisados e a partir da percepção dos entrevistados aprofundar as questões de como o estudo pode contribuir com estratégias de educação em saúde nesta temática. Os dados quantitativos serão analisados através de estatística descritiva e a análise dos dados qualitativos será realizada por descrição do conteúdo. O estudo será conduzido conforme Resolução n° 466/12 que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos. A partir dos resultados pretende-se realizar o levantamento de potencialidades e fragilidades nas práticas dos profissionais de saúde relacionadas ao URM e produzir materiais e/ou momentos de educação permanente com temas relacionados. Os resultados e produtos da pesquisa poderão ser utilizados posteriormente em ações que visem o URM.
Palavras-chave: Educação Permanente. Uso de Medicamentos. Atenção Primária à Saúde.
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