POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Abstract
Historicamente, o cuidado à saúde mental infanto-juvenil deu-se de forma fragmentada e em espaços vinculados à educação e assistência social. Com o movimento da reforma psiquiátrica, foi abraçado pelo campo da saúde, entretanto de forma tardia passou a compor a agenda da política de saúde mental quando comparado as demais faixas etárias. Nas últimas cinco décadas, avanços aconteceram e, recentemente, assistimos à proposição da Rede de Atenção Psicossocial, que ampliou os pontos de atenção, entendendo que o cuidado não se dá somente em serviços especializados, mas em diferentes pontos que compõe o território ocupado pelos usuários. Sendo a atenção primária à saúde a principal porta de entrada dessa rede, propomos um estudo que visa a realizar um levantamento, junto aos profissionais que atuam nesse nível de atenção em um município da região metropolitana de Porto Alegre (RS), das potencialidades e desafios do cuidado à população infanto-juvenil com demandas de saúde mental. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que utilizar-se-á da entrevista semiestruturada como instrumento de coletas de dados. Após análise dos mesmos, os resultados obtidos fundamentarão a elaboração de um produto técnico, mais especificamente uma cartilha, que agregará um conjunto de informações relacionadas à saúde mental de crianças e adolescentes. A cartilha será disponibilizada por meio digital, oferecendo, com isso, um dispositivo de pesquisa e leitura a ser utilizado a qualquer tempo, informando ou reforçando conhecimentos já adquiridos, contribuindo assim na tomada de decisões no cotidiano de trabalho dos profissionais da saúde da atenção básica.
Palavras-chave: Assistência à Saúde Mental. Atenção Primária à Saúde. Educação em Saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).