ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.118574

Resumo

A pandemia de COVID-19, bem como as medidas massivas adotadas para seu combate, exigiu uma reorganização abrupta dos serviços de saúde, com vistas a darem continuidade às ações desenvolvidas e atenderem às novas demandas de cuidado da população. Este relato materializa a experiência acerca das ações desenvolvidas por estagiários de Psicologia conjuntamente com a equipe multidisciplinar de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil da região metropolitana de Porto Alegre (RS), no contexto da pandemia, no ano de 2020. As ações são apresentadas em três eixos: material informativo direcionado a famílias de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, grupo online com adolescentes e telemonitoramento dos usuários. Dentre as potencialidades das ações, destacam-se o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, a promoção de cuidado psicossocial a crianças e adolescentes e o desenvolvimento de competências dos estudantes no campo da saúde mental infantojuvenil e de suas famílias, em cenário adverso. Em relação aos limites, a falta de familiaridade com as tecnologias, bem como a restrição da integração social decorrente do distanciamento social, foram barreiras encontradas no processo de aprendizagem dos estudantes. Quanto aos usuários beneficiados com as ações desenvolvidas, evidenciou-se a dificuldade de acesso a recursos tecnológicos de qualidade que oportunizassem maior interação e engajamento nas ações desenvolvidas.

Palavras-chave: Assistência à Saúde Mental. Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. Covid-19. Educação em Saúde. Relações Comunidade-Instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Müller, Prefeitura Municipal de Guaíba

Psicóloga, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Supervisora de estágio e Psicóloga do CAPS IJ Crescendo Juntos, Prefeitura Municipal de Guaíba (RS).  

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

MÜLLER, A. C.; BERWALDT, D. S.; SARAIVA, V. K. ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 51–62, 2021. DOI: 10.54909/sp.v5i2.118574. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118574. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes