AUTOPERCEPÇÃO DOS FATORES DE RISCO E MOTIVAÇÃO PARA MUDANÇA EM PACIENTES COM CARDIOPATIA ISQUÊMICA
O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v9i2.147130Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Doença das Coronárias, Prevenção Secundária, Educação em SaúdeResumo
Introdução: A educação em saúde tem papel estratégico no cuidado de pacientes com doenças cardiovasculares. Objetivo: Analisar o comportamento em saúde de pacientes com cardiopatia isquêmica, considerando a autopercepção dos fatores de risco cardiovasculares e a motivação para mudanças comportamentais. Metodologia: Trata-se de uma coorte retrospectiva com 98 pacientes atendidos em um ambulatório multiprofissional de cardiopatia isquêmica de um hospital público do sul do Brasil. Utilizou-se de ferramenta visual para identificar a autopercepção de nove fatores de risco e a análise da motivação com base no modelo transteórico de comportamento. Foi adotado o nível de significância p<0.05. Resultados: Hipertensão arterial, diabetes mellitus e inatividade física foram os fatores de risco mais identificados, enquanto a dieta rica em gorduras apresentou baixo reconhecimento. A motivação para mudanças comportamentais foi maior entre os pacientes que reconheciam excesso de peso, adesão medicamentosa inadequada, tabagismo e inatividade física (p<0,001). Conclusão: A educação em saúde realizada por equipe multiprofissional mostra-se fundamental para promover o reconhecimento adequado de fatores de risco e auxiliar na mudança comportamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito 2025-07-28
Publicado 2025-07-30