STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.114424

Resumo

Este relato de experiência objetiva descrever o processo de construção e avaliação de um recurso educacional digital que utiliza o Storytelling para trabalhar os aspectos da humanização no processo de formação do Técnico em Enfermagem. Para a construção do recurso educacional digital utilizou-se a Design Science Research como guia para elaboração e avaliação da proposta. O processo de construção e avaliação durou de julho a novembro de 2020. Foram produzidas duas histórias, um vídeo de orientação aos professores avaliadores e duas atividades de fixação de conteúdo, tendo como abordagem a humanização. A avaliação da do recurso educacional digital foi realizado por 19 professores de Cursos Técnico em Enfermagem. Considera-se que o Storytelling é uma metodologia viável e relevante no processo de ensino-aprendizagem dos cursos Técnicos em Enfermagem no que tange desenvolver a temática de humanização, podendo ser explorada em outras áreas do conhecimento.

Palavras-chave: Enfermagem. Humanização. Educação em Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cheila Karei Siega, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Especialista em Tecnologias para Educação Profissional. Professora do Senac Caçador.

Igor Thiago Marques Mendonça, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Elétrica e Informática Industrial. Mestre em Engenharia de Automação e Sistemas. Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. 

 

Crislaine Gruber, Instituto Federal de Santa Catarina

Professora no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia. Mestra em Design. 

Daniella Regina Farinella Jora, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Enfermeira. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho. Especialista em Saúde Pública; Especialista em Saúde Mental Coletiva; Especialista em Gestão Educacional e Especialista em Docência para Educação Profissional. Docente do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação nos cursos de saúde. Coordenadora Estadual de Saúde no Senac/SC. 

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

SIEGA, C. K.; MENDONÇA, I. T. M.; GRUBER, C.; JORA, D. R. F. STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 15–26, 2021. DOI: 10.54909/sp.v5i2.114424. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/114424. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes