CUIDADO AO USUÁRIO TABAGISTA
ABORDAGENS E DESAFIOS PARA EQUIPES DE SAÚDE NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v9i1.144048Palavras-chave:
Prevenção do Hábito de Fumar, Tabagismo, Atenção Primária à Saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Integralidade em SaúdeResumo
Introdução: O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina, sendo considerada um transtorno mental e comportamental. No Brasil, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) busca reduzir a prevalência de fumantes e doenças relacionadas, com destaque para as ações na Atenção Primária à Saúde (APS) e abordagens cognitivo-comportamentais. Objetivo: Analisar os desafios enfrentados pelos profissionais da Rede de APS, em município do sul do Brasil, em relação ao cuidado ao usuário tabagista no escopo do PNCT. Metodologia: Estudo exploratório, descritivo e de abordagem quanti-qualitativa. Foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, relacionadas aos objetivos da pesquisa, encaminhado a todos os trabalhadores da APS do município que realizaram capacitação vinculada ao PNCT (n=54). Responderam 42 participantes. Para a etapa qualitativa, foi realizada uma roda conversa com sete participantes da etapa inicial que declararam interesse em participar da segunda etapa do estudo. Análise descritiva (dados quantitativos) e análise de conteúdo (material qualitativo) foram realizadas. Resultados: A capacitação inicial do PNCT foi bem avaliada por 73,8% dos participantes, mas ainda insuficiente para a condução das ações. Existem fragilidades para a longitudinalidade do cuidado, dificuldades administrativas e falta de colaboração nas equipes. Os profissionais preferem utilizar a abordagem centrada no usuário (singularizada) e ressaltaram a necessidade de educação permanente em saúde para os trabalhadores, incluindo outros membros da equipe, de nível técnico. O restrito espaço físico e desafios no trabalho em equipe prejudicaram o desenvolvimento das ações. Foram percebidas como potencialidades a equipe multiprofissional, o apoio da gestão local e as capacitações sobre o tema. Conclusão: O cuidado ao tabagista exige abordagem singular, flexível e centrada no usuário, destacando a escuta e o acolhimento. É importante o fortalecimento das equipes para ampliar a capilarização das ações do PNCT, bem como atualizações no Programa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).