AVALIAÇÃO-INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MUNICIPAL

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Resumo

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde possui o objetivo principal de qualificar a produção do cuidado no Sistema Único de Saúde. Para isso, no nível municipal, estimula-se a criação de Núcleos Municipais de Educação em Saúde Coletiva para a condução das ações. Porém é reconhecido que os processos de Educação Continuada ainda têm sido privilegiados como espaço de formação no trabalho. O objetivo do estudo é intervir e analisar (n)os processos de Educação Permanente em Saúde desenvolvidos no município de Nova Santa Rita/RS, no ano de 2022, por meio de uma pesquisa-ação-intervenção. Espera-se compreender a gestão realizada pelo Núcleo Municipal gestor. Serão desenvolvidos grupos focais como espaço de interação e escuta com os trabalhadores das cinco Unidades Básicas de Saúde e com o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva. A partir deles, serão realizadas análises das concepções dos trabalhadores relacionando práticas de gestão com práticas de Educação Permanente em Saúde. Um roteiro guiará o Grupo Focal fundamentado nas seguintes categorias: Concepções de Educação Permanente em Saúde; Planejamento e Organização; Processo Pedagógico; e será proposto aos trabalhadores a Construção de um Caso de educação permanente. É preceito da pesquisa-ação-intervenção a construção coletiva de saberes e, consequentemente, produtos técnicos. Tal produção singular local pode impulsionar o processo de Educação Permanente em Saúde. De forma parcial, um dos produtos resultantes esperados é a construção do texto, para apreciação na Câmara Municipal, da Lei Municipal de Educação Permanente em Saúde.

Palavras-chave: Sistema Único de Saúde. Atenção Primária à Saúde. Educação em Saúde. Educação Continuada.

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Biografia do Autor

Marina Haas de Leone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Prefeitura de Nova Santa Rita

Fonoaudióloga. Especialista em Saúde da Criança com transversalidade em violência e vulnerabilidades. Coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) da Prefeitura de Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU), Faculdade de Medicina, UFRGS

Cristine Maria Warmling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-doutorado CAPES/Brasil/McGill University Montreal-Canadá. Doutorado em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde Faculdade de Medicina da UFRGS

Publicado

2022-11-14

Como Citar

LEONE, M. H. de; WARMLING, C. M. . AVALIAÇÃO-INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MUNICIPAL. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 26, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122764. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

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