OFICINAS PEDAGÓGICAS

OLHARES E NARRATIVAS EM CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Authors

Abstract

Este estudo discute sobre o trabalho em saúde lançando mão de estratégias de provocação do olhar para o cotidiano de trabalho por meio da produção de narrativas (orais, escritas e imagéticas), com enfoque da Educação Permanente em Saúde (EPS). Na atividade foi desenvolvido Oficinas vi(s/rt)uais, sendo essas produto do mestrado profissional. Objetivou promover o desenvolvimento e a construção do conhecimento coletivo, por meio de um espaço de experiências, fundamentados nas metodologias ativas de aprendizagem, com momentos dialógico-reflexivos. Foi utilizada a plataforma virtual (Moodle Colaboração), para disponibilizar materiais teóricos, organizando as atividades assíncronas, assim como as fotografias compartilhadas dos contextos de trabalhadores das Vigilâncias em Saúde do Trabalhador (VISATs). Foram realizadas duas oficinas, participaram doze trabalhadores da saúde, vinculados às VISATs municipais da 3 e 7ª Coordenadoria Regional de Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Nos momentos síncronos utilizou-se materiais como textos, poesia, vídeos e discussão sobre as fotos. Nas fotografias destacaram diferentes situações e significados de suas atuações. Durante a oficina, mesmo que virtual, histórias foram contadas que se entretecem com a história do SUS. As dificuldades apontam para a ausência do olhar sobre os trabalhadores em saúde, bem como a necessidade de se ampliar o entendimento de que a saúde do trabalhador deve ser concebida como uma ação transversal. A pesquisa possibilitou construir conhecimentos coletivamente, (re)significar práticas e viabilizou elementos para melhor intervir nos processos laborais e educacionais, através do descortinar do olhar da VISAT.

 Palavra-chave: Educação Permanente. Sistema Único de Saúde. Saúde do Trabalhador. Narrativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marisa Flores de Quadros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Secretaria Estadual de Saúde (SESRS)

Atualmente faz parte do quadro de Servidores da Secretaria Estadual de Saúde do RS/ 7ª Coordenadoria Regional de Saúde em Bagé-  Fisioterapeuta, exercendo atividades na Vigilância em Saúde - saúde do trabalhador. Mestranda da UFRGS/FAMED em Ensino em Saúde, Especialização em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde pela Fiocruz e em Fisioterapia em Traumato-ortopedia pela CBES; Formação em Terapia Manual e Postural Internacional. Graduada em Fisioterapia pela Universidade da Região da Campanha. Fez parte da equipe de fisioterapeutas do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto alegre durante 16 anos (1996-2011) e do Hospital de Clinicas de POA (2011) e Hospital Universitário da URCAMP (2012-2014). Foi servidora pública no Município de Bagé na função de fisioterapeuta (2011-2015).Principais áreas de atuação: Políticas Públicas de Saúde, Educação na Saúde

Rafael Arenhaldt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Pedagogia (1998), Mestrado (2005) e Doutorado (2012) em Educação pelo PPGEDU/UFRGS. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS, professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da UFRGS. É líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Educação e Gestão do Cuidado (CNPq/UFRGS), integra a Comunidade de Pesquisa Narrativas (Auto)biográficas, Estudos da Linguagem e Pedagogias Emergentes (CNPq/UFRPE) e o Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em EJA (CNPq/UFRGS)

Published

2022-11-14

How to Cite

QUADROS, M. F. de; ARENHALDT, R. OFICINAS PEDAGÓGICAS: OLHARES E NARRATIVAS EM CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. Saberes Plurais, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 48, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122716. Acesso em: 28 apr. 2025.

Issue

Section

Annals - II Exhibition of Technical Education Projects and Products in the SUS

Most read articles by the same author(s)