OFICINAS PEDAGÓGICAS
OLHARES E NARRATIVAS EM CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Abstract
Este estudo discute sobre o trabalho em saúde lançando mão de estratégias de provocação do olhar para o cotidiano de trabalho por meio da produção de narrativas (orais, escritas e imagéticas), com enfoque da Educação Permanente em Saúde (EPS). Na atividade foi desenvolvido Oficinas vi(s/rt)uais, sendo essas produto do mestrado profissional. Objetivou promover o desenvolvimento e a construção do conhecimento coletivo, por meio de um espaço de experiências, fundamentados nas metodologias ativas de aprendizagem, com momentos dialógico-reflexivos. Foi utilizada a plataforma virtual (Moodle Colaboração), para disponibilizar materiais teóricos, organizando as atividades assíncronas, assim como as fotografias compartilhadas dos contextos de trabalhadores das Vigilâncias em Saúde do Trabalhador (VISATs). Foram realizadas duas oficinas, participaram doze trabalhadores da saúde, vinculados às VISATs municipais da 3 e 7ª Coordenadoria Regional de Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Nos momentos síncronos utilizou-se materiais como textos, poesia, vídeos e discussão sobre as fotos. Nas fotografias destacaram diferentes situações e significados de suas atuações. Durante a oficina, mesmo que virtual, histórias foram contadas que se entretecem com a história do SUS. As dificuldades apontam para a ausência do olhar sobre os trabalhadores em saúde, bem como a necessidade de se ampliar o entendimento de que a saúde do trabalhador deve ser concebida como uma ação transversal. A pesquisa possibilitou construir conhecimentos coletivamente, (re)significar práticas e viabilizou elementos para melhor intervir nos processos laborais e educacionais, através do descortinar do olhar da VISAT.
Palavra-chave: Educação Permanente. Sistema Único de Saúde. Saúde do Trabalhador. Narrativas.
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Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

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