UNIVERSIDADES EMERGENTES NO BRASIL

OLHARES E EXPERIÊNCIAS SUL-SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.124906

Palavras-chave:

Educação Superior, Universidades Públicas, Universidades Emergentes

Resumo

O livro Universidades Emergentes no Brasil: olhares e experiências Sul-Sul, publicado no final de 2021, resultado de uma produção coletiva e fruto de um processo de pesquisa compartilhado, é uma espécie de manifesto em defesa da Universidade Pública brasileira. Ao longo de seus textos são afirmados os sentidos e as razões da existência de instituições democráticas na sociedade brasileira. Trata-se de um livro produzido a muitas mãos, cabeças e corações, acalenta o desejo de seguir sonhando e praticando a construção e a constituição cotidiana de uma universidade democrática e democratizadora, uma Universidade Pública, gratuita e socialmente referenciada. A obra vislumbra e acompanha as experiências de quatro universidades brasileiras, criadas no período recente (2003 a 2014), a saber: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). A sistematização e organização deste livro dá visibilidade à problemática e a importância das universidades para o desenvolvimento regional, social, político, econômico e cultural junto aos territórios onde elas se enraízam e pertencem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Associado do Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Maria Elly Herz Genro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Associada do Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Rafael Arenhaldt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da UFRGS. Líder do Núcleo de Estudos Educação e Gestão do Cuidado (UFRGS/CNPq). Coordenador Acadêmico do Projeto Docência Colaborativa na UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

ZITKOSKI, J. J. .; GENRO, M. E. H. .; ARENHALDT, R. UNIVERSIDADES EMERGENTES NO BRASIL: OLHARES E EXPERIÊNCIAS SUL-SUL. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 127–130, 2022. DOI: 10.54909/sp.v6i1.124906. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/124906. Acesso em: 1 jun. 2023.