UNIVERSIDADES EMERGENTES NO BRASIL
OLHARES E EXPERIÊNCIAS SUL-SUL
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.124906Palavras-chave:
Educação Superior, Universidades Públicas, Universidades EmergentesResumo
O livro Universidades Emergentes no Brasil: olhares e experiências Sul-Sul, publicado no final de 2021, resultado de uma produção coletiva e fruto de um processo de pesquisa compartilhado, é uma espécie de manifesto em defesa da Universidade Pública brasileira. Ao longo de seus textos são afirmados os sentidos e as razões da existência de instituições democráticas na sociedade brasileira. Trata-se de um livro produzido a muitas mãos, cabeças e corações, acalenta o desejo de seguir sonhando e praticando a construção e a constituição cotidiana de uma universidade democrática e democratizadora, uma Universidade Pública, gratuita e socialmente referenciada. A obra vislumbra e acompanha as experiências de quatro universidades brasileiras, criadas no período recente (2003 a 2014), a saber: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). A sistematização e organização deste livro dá visibilidade à problemática e a importância das universidades para o desenvolvimento regional, social, político, econômico e cultural junto aos territórios onde elas se enraízam e pertencem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).