EDUCOMUNICAÇÃO EM SAÚDE
ESTRATÉGIA PARA SUPERAR A SUBNOTIFICAÇÃO DE INTOXICAÇÕES EXÓGENAS CAUSADAS POR AGROTÓXICOS AGRÍCOLAS
Resumo
Pelas características de clima e de solo, Ronda Alta (RA) apresenta forte potencial agrícola, imperando a monocultura da soja, cultivada no modelo convencional, utilizando grandes quantidades de agrotóxicos agrícolas (AA). A principal consequência da exposição dos seres humanos aos AA é a ocorrência das intoxicações exógenas (IE). Apesar da utilização em larga escala destes produtos em RA, de 2011 a 2017, não há registros para este tipo de agravo no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, o que sugere a subnotificação. Um dos motivos que contribuem para a subnotificação das IE é a escassa procura por atendimento médico pelos agricultores causada pela sintomatologia vaga e imprecisa das IE. Em cidades pequenas como RA e, principalmente, em comunidades do interior, escutar o rádio ainda é um hábito presente. O objetivo deste produto técnico é socializar as informações sobre as IE promovendo a saúde e prevenindo os agravos na população exposta aos AA, através de programas de rádio no formato podcast transmitidos por meio da Rádio Comunitária local. Os podcast serão elaborados com conteúdo informativo contendo os sinais e sintomas das IE, a necessidade de acessar o serviço de saúde, bem como, preveni-las, editados na plataforma “Anchor”. Os podcast se constituem como estratégias de inovação na educomunicação na perspectiva do enfrentamento dos desafios da pandemia de Covid-19 e do cotidiano do SUS. Espera-se com este produto que a população exposta ao AA promova a consciência crítica sobre os seus impactos na saúde humana, contribuindo para a superação da subnotificação.
Palavras-chave: Agrotóxicos. Notificação de Doenças. Educomunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).