OFICINA COM MULHERES

DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE CUIDADO VOLTADOS AO HIV/AIDS

Autores

Resumo

Dados mostram que os parceiros sexuais se caracterizam como a maior fonte de infecção pelo HIV em mulheres onde as relações sexuais são deveres de esposa, não cabendo uso de preservativos. Buscou-se desenvolver um momento de discussão, com aprofundamento na temática e na troca de experiências no grande grupo, oportunizando a escuta e reflexão acerca dos efeitos advindos do viver com HIV/AIDS, violência de gênero, contaminação em relacionamentos estáveis e aumento desta contaminação na terceira idade. Buscou-se também trabalhar com essas mulheres questões relacionadas ao preconceito e ao estigma que permeiam as PVHIV/AIDS. Ao iniciarmos a oficina sobre HIV/AIDS as mulheres foram convidadas a escrever e um papel uma palavra ou frase que representasse para elas o HIV/AIDS utilizando a metodologia de ensino e aprendizagem tempestade cerebral. Oficinas são momentos em grupo que reúnem pessoas focadas em um tema específico, busca aprofundar conhecimentos sobre a temática e deve ser orientada por um especialista. Tempestade cerebral é uma metodologia de ensino e aprendizagem que desperta nos participantes uma rápida vinculação com o tema a ser trabalhado. Após a construção do painel, reflexão e discussão das categorias evidenciadas, essas mulheres puderam trocar experiências, sanar suas dúvidas e compartilhar anseios com os profissionais e demais mulheres presentes. Os profissionais presentes puderam levar suas percepções para a reunião de equipe da Unidade de Saúde reforçando a necessidade de espaços de educação em saúde.

Palavras-chave: HIV. Sistema Único de Saúde. Cuidado em Saúde. Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Rosa Spader, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPG EnSau), Faculdade de Medicina (FAMED), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fabiana Schneider Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPG EnSau), Faculdade de Medicina (FAMED), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Publicado

2022-11-14

Como Citar

SPADER, A. R. .; PIRES, F. S. . OFICINA COM MULHERES: DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE CUIDADO VOLTADOS AO HIV/AIDS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 76, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122569. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>