O Desenvolvimento Histórico-Jurídico no Tratamento das Pessoas com Transtornos Mentais: efeitos da legislação internacional na prática psiquiátrico-legal rio-grandense

Autores

  • Lucas do Nascimento
  • Arthur de Andrade Sehn

Palavras-chave:

História da Psiquiatria Legal, Saúde Mental, Reforma psiquiátrica, Realidade rio-grandense

Resumo

Através de resgate do estudo histórico da psiquiatria legal, o presente trabalho procura apontar instrumentos eficazes à modificação positiva das condições de vida dos doentes mentais rio-grandenses. Reconhecendo a rica interface entre direito e psiquiatria, parte-se para metodologia interdisciplinar a partir de método lógico-aristotélico, históricocomparativo, histórico-contextual e bibliográfico. Assim, possibilitou-se compreensão
holística primeira acerca do percurso histórico do tratamento dos doentes mentais no panorama internacional para adentrar-se na análise histórica nacional e estadual. Constatou-se atividade psiquiátrico-legal heterogênea no contexto nacional, destacando-se a rio-grandense, orientada por avançada legislação internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas do Nascimento

Estudante de graduação, no 5º semestre da Faculdade de Direito da UFRGS. Tesoureiro do SAJU/UFRGS e assistente jurídico no GEIP (Grupo de Estudos e Intervenção em Matéria Penal). Foi bolsista PIBIC/CNPq em 2008, estagiário no escritório Medina Osório Advogados e no Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (de 11/2008 a 05/2009).

Arthur de Andrade Sehn

Estudante de graduação, no 3º semestre da Faculdade de Medicina da PUCRS. Membro da Liga do Transplante PUCRS.

Publicado

2009-07-01

Como Citar

DO NASCIMENTO, L.; SEHN, A. de A. O Desenvolvimento Histórico-Jurídico no Tratamento das Pessoas com Transtornos Mentais: efeitos da legislação internacional na prática psiquiátrico-legal rio-grandense. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/64056. Acesso em: 29 mar. 2024.