Desenvolvimentos metodológicos para uma História do Livro Jurídico: possibilidades e propostas metodológicas

Autores

  • Frederico Paganin Gonçalves Faculdade de Direito da UFRGS
  • Pedro André Piccoli Ferreira Faculdade de Direito da UFRGS

Palavras-chave:

História do Direito, História do livro, História da leitura, História do livro jurídico, Metodologia jurídica

Resumo

O presente trabalho visa a apresentar considerações metodológicas para o uso da história do livro como ferramenta para a história do Direito. Partindo da proposta de António Manuel Hespanha de uma “história global dos discursos” e entendendo a comunicação como elemento central para a formação discursiva jurídica,pretende destrinchar as aproximações metodológicas de duas referências consideradas obrigatórias da história do livro, Robert Darnton e Roger Chartier. Por fim, verificando o “estado da arte” na intersecção entre história do direito e história do livro, o trabalho visa apresentar conclusões relativas a uma metodologia que possibilite o desenvolvimento de tais estudos, explorando as tendências e a dinâmica de algumas importantes investigações na subdisciplina da história do livro jurídico nos últimos vinte anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Paganin Gonçalves, Faculdade de Direito da UFRGS

Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da UFRGS. Bolsista PROBIC-FAPERGS. Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPQ "A metodologia jurídica na Pós-Modernidade", na linha de pesquisa "Metodologia jurídica e razão prática". Lattes: <http://lattes.cnpq.br/9679339405818239>.

Pedro André Piccoli Ferreira, Faculdade de Direito da UFRGS

Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da UFRGS. Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPQ "A metodologia jurídica na Pós-Modernidade", na linha de pesquisa "Metodologia jurídica e razão prática". Lattes: <http://lattes.cnpq.br/5927284715013903>.

Downloads

Publicado

2021-05-03

Como Citar

GONÇALVES, F. P.; FERREIRA, P. A. P. Desenvolvimentos metodológicos para uma História do Livro Jurídico: possibilidades e propostas metodológicas. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/110372. Acesso em: 28 mar. 2024.