PONDERAÇÕES SOBRE A RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO PARA A PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA

Autores

  • Karina Cesana Shafferman Faculdade de Direito da USP - Largo São Francisco

Palavras-chave:

Ciência, Gerações de direitos fundamentais, Dignidade da pessoa humana, Direitos da pessoa, Pensamento crítico, Avanços tecnológicos e científicos

Resumo

Na atualidade, tem se assistido à disseminação de fake news e do pensamento contrário à ciência. Em tempos pandêmicos, essa é uma temática que tem ganhado bastante destaque, especialmente ante ao fortalecimento de movimentos negacionistas e que desacreditam os avanços científicos a partir do emprego de informações que carecem de fundamentação adequada. Logo, em meio a esse cenário, o presente artigo procura trazer à tona a importância da ciência, de modo a esboçar correlações entre os avanços científicos e a promoção da dignidade da pessoa humana —      principalmente as garantias relacionadas com a segunda e terceiras dimensões de direitos fundamentais. Tomando como ponto de partida uma metodologia que se propõe a empregar o histórico e a evolução dos direitos fundamentais como fio condutor da argumentação delineada, também visa trazer um breve debate sobre uma possível quarta dimensão de direitos fundamentais ligados à biomedicina — sem, contudo, ter a pretensão de esgotar um assunto de tamanha complexidade. Em apertada síntese, procura reagir ao crescimento do pensamento contrário à ciência, empregando a metodologia científica para reafirmar a importância dos avanços tecnológicos — especialmente como mecanismo para promoção dos direitos humanos, favorecendo o efetivo exercício dos direitos fundamentais para uma parcela maior da população e colaborando para a melhora da qualidade dessa fruição. Além disso, também reitera a importância da adoção do pensamento crítico pela sociedade brasileira de forma a combater posicionamentos disruptivos e contrários à ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Cesana Shafferman, Faculdade de Direito da USP - Largo São Francisco

Aluna de graduação na Faculdade de Direito da USP - Largo São Francisco.

Downloads

Publicado

2022-05-30 — Atualizado em 2022-05-31

Versões

Como Citar

SHAFFERMAN, K. C. PONDERAÇÕES SOBRE A RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO PARA A PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/120876. Acesso em: 16 ago. 2022.