Promovendo o desenvolvimento linguístico e o raciocínio lógico em práticas de letramento com uso de recursos tecnológicos

Autores

  • Paulo Ricardo dos Santos Universidade Feevale
  • Débora Nice Ferrari Barbosa Universidade Feevale
  • Carla Rosana da Silva Associação de Assistência em Oncopediatria
  • Jorge Luís Victória Barbosa Universidade do Vale do Rio do Sinos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99553

Palavras-chave:

Recursos tecnológicos, escrita, leitura, letramento, mobilidade.

Resumo

Este artigo apresenta práticas pedagógicas com uso de dispositivos móveis tablets no ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes atendidos por uma instituição de apoio ao tratamento oncológico. As práticas focaram no letramento dos sujeitos sob a perspectiva da leitura, escrita e raciocínio lógico, desenvolvidas com uso de aplicativos e jogos diversos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisaação. Em 2017, as oficinas trabalharam gêneros textuais em práticas sobre sustentabilidade e em 2018 trabalhou-se com um roteiro de leitura sobre o livro “O menino que aprendeu a ver”, de Ruth Rocha. Os resultados demonstram que práticas com tecnologia favorecem os processos de letramento e raciocínio lógico, além de motivarem e contribuírem para a aprendizagem dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

RICARDO DOS SANTOS, P.; NICE FERRARI BARBOSA, D.; ROSANA DA SILVA, C.; LUÍS VICTÓRIA BARBOSA, J. Promovendo o desenvolvimento linguístico e o raciocínio lógico em práticas de letramento com uso de recursos tecnológicos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 648–657, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99553. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99553. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas