Uso de mineração de textos no apoio à compreensão textual

Autores

  • Daniel Epstein PGIE/UFRGS
  • Eliseo Reategui PGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57647

Palavras-chave:

mineração de texto, visualização em grafo, compreensão textual, letramento

Resumo

Ler e escrever uma pequena frase já foi suficiente para que uma pessoa seja considerada alfabetizada. Atualmente, alfabetização é um processo mais complexo que simplesmente ser capaz de ler e escrever frases esparsas; também é importante entender o que está sendo lido e escrito, além de poder utilizar essa informação. Essa nova definição de alfabetização nem sempre é obtida através das abordagens tradicionais de ensino. A falta de letramento afeta não apenas o rendimento escolar dos alunos, mas também suas relações pessoais e profissionais. Neste trabalho é proposto o uso de um minerador de textos chamado Sobek como ferramenta de apoio à compreensão textual. O minerador identifica os conceitos mais relevantes de um texto, as relações entre esses conceitos e apresenta os resultados em uma visualização de grafo. Um estudo acerca da capacidade de extração de informaçõoes do Sobek é apresentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

EPSTEIN, D.; REATEGUI, E. Uso de mineração de textos no apoio à compreensão textual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57647. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57647. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Mineração de dados