MUNDUS - Um MMOG para instigar o conhecimento

Autores

  • Elisa Boff Universidade de Caxias do Sul
  • Rafael Busetti Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21933

Palavras-chave:

jogo educativo, mmog, usabilidade em jogos, projeto de jogos educativos

Resumo

O uso de jogos na educação deve, além de atentar para o conteúdo e as estratégias pedagógicas, de questões lúdicas, de envolvimento, motivação e de interatividade. Este artigo apresenta a relação entre os ambientes de aprendizagem e os jogos educativos. O projeto do jogo MUNDUS, um MMOG (Massively Multiplayer Online Game), envolveu pesquisa de campo com alunos e professores, preocupação com a usabilidade do sistema, com as estratégias pedagógicas e com a flexibilidade de manutenção do conteúdo. A implementação do jogo é baseada em técnicas que levam a robustez e eficiência, bem como a apresentação aos usuários (aluno e professor) de três perfis de interface, a saber, o painel gerencial, a interface cliente (jogo) e o servidor que recebe as requisições do cliente.

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Publicado

2011-07-28

Como Citar

BOFF, E.; BUSETTI, R. MUNDUS - Um MMOG para instigar o conhecimento. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21933. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21933. Acesso em: 28 mar. 2024.